Compositor do Barbatuques realiza oficina para usuários da Estação Conhecimento

Integrante da banda mineira Barbatuques, Renato Epstein (agachado, ao centro) apresentou seu conhecimento musical aos usuários da Estação Conhecimento de Serra, dentro do 2º Ciclo de Educação Científica e Tecnológica, no último dia 12 de agosto

Um grupo de usuários da Estação Conhecimento de Serra e de 25 alunos e alunas do Coral Jovem Vale Música passou por uma experiência pedagógica inédita, no último dia 12 de agosto, com a oficina ministrada pelo compositor, violonista e arranjador Renato Epstein. Integrante do grupo mineiro Barbatuques, o músico apresentou seu conhecimento aos usuários da Estação Conhecimento de Serra dentro do 2º Ciclo de Formação de Educação Científica e Tecnológica, eixo que está alinhado ao Projeto Político-Pedagógico da instituição. 

O primeiro ciclo teve como tema “Astronomia-Astronáutica”. Já o segundo ciclo, abordado por Renato Epstein, trabalhou o tópico “Construindo e Descobrindo Culturas Locais”. Na oficina, destinada a alunos e educadores de diversas linguagens, o músico ensinou questões relacionadas à produção em estúdio – presente no Espaço Maker da Estação Conhecimento de Serra – bem como a utilização do próprio corpo como instrumento musical. 

De acordo com o maestro Max Michel Alves, regente de coros do Projeto Vale Música Espírito Santo, a atividade destinada ao Projeto Vale Música teve como objetivo oferecer ferramentas de utilização da percussão corporal para composição de peças corais dos grupos de coros do projeto. “A oficina é uma formação complementar para o Coro Jovem, que utiliza a movimentação cênica como característica principal do grupo”, observa. 

Para a pedagoga Olga Karina, que coordenou a atividade, a oficina foi extremamente produtiva para os alunos e educadores ao mostrar que a música está inserida naturalmente no dia a dia das pessoas. “Trazer o Renato Epstein para esta formação foi uma grande experiência! Os educadores e usuários puderam vivenciar e aprender muito com ele. O jeito dele ensinar é fascinante, teve teoria e muita prática, e todos nós ficamos perplexos com o carisma do Renato. Através dos seus ensinamentos percebemos que o corpo pode ser o nosso próprio instrumento”, descreve Olga. 

Educação Científica e Tecnológica 

  A diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, explica que a criação do Eixo de Educação Científica e Tecnológica integra uma mudança profunda na linguagem educacional da instituição, com base na utilização da tecnologia para ampliação das práticas pedagógicas junto aos seus beneficiários. “Antes da pandemia da Covid-19, a Estação Conhecimento de Serra já desenvolvia atividades de informática, inclusão digital e robótica junto às crianças e adolescentes. Agora, ampliamos esse conceito com a inauguração do Laboratório Maker, onde os beneficiários terão acesso a uma visão integrada das atividades, conectando ciência e tecnologia à vida cotidiana do centro pedagógico”, destaca. 

  • SOBRE RENATO EPSTEIN: 

Compositor, violonista e arranjador, Renato Epstein atua desde 1989 na área da música popular brasileira. É integrante do grupo Barbatuques (MG) desde sua fundação, em 1995, com o qual vem realizando shows e oficinas pelo Brasil e o exterior. É também um dos responsáveis pela produção internacional do grupo. 

Em 2012, participou como compositor e arranjador de diversas faixas do CD infantil “TUM PÁ”, do Barbatuques. Compôs, juntamente com André Hosoi, a música “Beautiful Creatures”, considerada um dos principais temas do filme “Rio 2”, lançado em 2014 pela Fox. 

Como violonista, acompanhou o trabalho da cantora Fabiana Cozza durante dez anos, tendo participado da gravação de seus dois CDs, “O samba é meu dom” e “Quando o céu clarear”, e de seu DVD, lançado em 2010. Também integra o grupo de música judaica Zamarim, formado em 1997, do qual é um dos sócios fundadores. Foi integrante do grupo Trovadores Urbanos e realizou, durante dez anos, mais de 4 mil serenatas. 

Formado em Engenharia Eletrônica pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com Licenciatura em Artes e Pós-graduação em Educação Musical pelo Claretiano, é professor de música na Escola Lourenço Castanho, desde 2012, onde também leciona os cursos de coral, produção musical e bandas, Music and Drama e Music Creation, no período extendido bilíngue, além de ser professor no curso IB DP Music, no Ensino Médio. Em 2015, coordenou a trilha sonora do seriado “BUUU, Um Chamado para a Aventura”, exibido pelo canal Gloob. 

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE SERRA:

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

 

Assessoria de Comunicação Vale 

Carla Nascimento 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99312-8848 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES  
www.vale.com/saladeimprensa  
www.vale.com/newsroom  

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]