Curso de Regência debate o papel da comunicação no desenvolvimento de grupos e orquestras

O jornalista e escritor José Roberto Santos Neves vai falar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência sobre a utilização da comunicação como estratégia para o desenvolvimento da carreira musical, neste sábado (05), pela plataforma Zoom 

O Curso Online de Introdução à Regência vai debater, neste sábado (05), o papel estratégico da comunicação para o desenvolvimento de grupos e orquestras. Com foco na assessoria de imprensa e no jornalismo cultural, o jornalista e escritor José Roberto Santos Neves vai falar aos alunos sobre a importância do relacionamento com a mídia e a gestão de imagem, das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom Meetings.  

Intitulada “Assessoria de Imprensa: Técnicas e Práticas”, a aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional. 

A atividade deste sábado integra a grade curricular do Curso Online de Introdução à Regência, que foi ampliada no sentido de relacionar as práticas de regência com diversos campos do conhecimento, como o ensino coletivo, políticas públicas, terceiro setor, educação, comunicação, práticas interpretativas, pedagogia, gestão de pessoas e projetos, gestão financeira e gestão cultural. 


Jornal
 

Jornalista com 19 anos de atuação no jornal A Gazeta, onde desenvolveu as funções de repórter, crítico musical, editor do Caderno Dois e editor do Caderno Pensar, José Roberto Santos Neves tem seis livros publicados sobre a música popular brasileira: “Maysa” (2005), “A MPB de Conversa em Conversa” (2007), “Rockrise” (2012), “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015), “O Pop que fez histórias por essas bandas – Arranjos para orquestra de violões” (textos e pesquisa – 2020, Fames) e “Os Sons da Memória – Uma leitura crítica de 40 discos que marcaram época na música do Espírito Santo” (2021). 

Em junho de 2014, foi eleito para a Cadeira nº 26 da Academia Espírito-santense de Letras, antes ocupada pelo jornalista e escritor Marien Calixte. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo desde 2015. Em reconhecimento à sua pesquisa no campo da Música Popular Brasileira, desde o ano de 2017 o nome do autor foi inserido como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB. 

Desde 2019 o jornalista atua na área de assessoria de comunicação, com especialização na gestão cultural e atendimento a empresas, instituições de ensino, músicos, artistas e entidades culturais. Na palestra deste sábado, Santos Neves vai apresentar aos alunos a importância de se trabalhar a comunicação estratégica de modo a conquistar mídia espontânea por meio de conteúdos noticiosos. “Os regentes e músicos devem estar atentos à comunicação institucional e à imagem que pretendem transmitir através dos meios de comunicação e das suas redes pessoais. No caso da comunicação institucional, vamos apontar caminhos para se alcançar agendas positivas na imprensa por meio de plano de comunicação, elaboração de notas e releases (textos de divulgação) e preparação para entrevistas, entre outros temas”, adianta o autor. 

O jornalista lembra que, entre as funções da assessoria de imprensa, está o gerenciamento de crises, o relacionamento com a mídia e o clipping e análise de mídia, recurso que permite mensurar a presença da instituição e/ou do assessorado nos meios de comunicação: “A assessoria de imprensa tem a missão de inserir as pautas de interesse do assessorado(a) – no caso, de grupos, bandas e orquestras – nos veículos de comunicação. É um fluxo contínuo de organização e divulgação de informações que são essenciais para a construção e sedimentação da carreira musical”, completa.
 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.  

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]