A experiência como saxofonista barítono na Vale Música Jazz Band e aluno do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música significou um incentivo para o musicista Marcelo Dutra Coutinho coordenar a criação da primeira Big Band de Afonso Cláudio, município da região serrana do Espírito Santo, distante 145 quilômetros de Vitória.
Em atividade desde o início de novembro, o grupo musical funciona na Escola Municipal Agrícola, no Vale do Empoçado, onde Marcelo leciona aulas de música, com a participação de dezenas de alunos empenhados em se aprofundar nos estudos musicais. Atualmente, a escola atende a cerca de 120 alunos com aulas práticas e teóricas no contraturno.
O professor conta que Afonso Cláudio possui uma Banda Marcial, com 70 anos de existência, e uma banda de fanfarra, vinculada a outra escola municipal. A ideia da criação de um conjunto de jazz para representar a cidade partiu do produtor cultural e funcionário da Escola Municipal Agrícola, Paulo Falqueto. Ex-secretário municipal de Cultura, ele organizou o primeiro Festival de Choro e Jazz de Afonso Cláudio, em 2016.
A partir dessa motivação, Paulo Falqueto uniu forças com a secretária municipal de Educação, Valquíria Carnielli, a diretora da Escola Municipal Agrícola, Bernadeth Carnielli, e o professor Marcelo Dutra a fim de buscar meios para viabilizar a execução do projeto. Os recursos para a aquisição de mais de 40 instrumentos musicais vieram de valores referentes às penas pecuniárias vinculadas ao Juízo da Comarca de Afonso Cláudio. “O projeto de formação musical já se estende por seis meses. Como não tínhamos
instrumentos musicais disponíveis na escola, demos início às aulas práticas com os meus próprios instrumentos e com os de alguns alunos que possuíam. Inicialmente trabalhávamos com repertório variado, que passa pelo jazz, músicas brasileiras e regionais. E agora, através das verbas judiciais, pudemos dar um passo além com a aquisição dos instrumentos”, comemora Marcelo Dutra, que atua como maestro do grupo recém-criado.
Captação de recursos
Para a elaboração do projeto, o professor contou com os conhecimentos assimilados no curso de captação de recursos disponibilizado no site Vale Cultura e o apoio de amigos como o maestro da Orquestra Pop & Jazz do Ifes, Célio Paula, e o maestro do Projeto Vale Música ES, Eduardo Lucas, que é coordenador do Curso Online de Introdução à Regência. “Participo do curso como aluno, todos os sábados, de forma remota. As aulas, além de serem lecionadas a partir de todo o conhecimento do maestro Eduardo Lucas, contam com a presença de outros grandes maestros nacionais, como Marcelo Jardim, Marcelo Maganha, Marcelo Trevisan, Israel Cardoso, Paulo Castagna e o saudoso maestro Letieres Leite”, observa.
O maestro Eduardo Lucas afirma que o incentivo a iniciativas como a da Big Band de Afonso Cláudio faz parte do escopo do Programa Vale Música e do Projeto Vale Música ES: “No Vale Música valorizamos a interiorização do conhecimento musical, no sentido de democratizar o acesso à cultura, de forma a incentivar nossos alunos a desenvolver projetos no interior do Estado e não deixar este conhecimento concentrado na capital”, destaca o maestro.
Eduardo Lucas entende a criação da Big Band de Afonso Cláudio como um dos frutos dessa visão humanista e empreendedora sobre a educação musical. “O Marcelo Dutra é um excelente profissional e durante o processo de elaboração do projeto estive bem próximo dele, transmitindo orientações sobre o repertório característico do jazz, a formação de uma big band e a didática de ensino. Contribuímos também direcionando os vínculos institucionais necessários para ele realizar o projeto”, acrescenta.
Por sua vez, Marcelo Dutra vislumbra outros passos necessários para qualificar a Big Band de Afonso Cláudio. Entre os quais está a busca de uma sala própria para as aulas e ensaios e a aquisição de dois trombones tenor, um trombone baixo, um saxofone barítono e um piano elétrico para completar a formação da banda. Empenho, pelo visto, é o que não vai faltar. “Estamos caminhando para transformar a realidade em que nos inserimos”, comenta.
Perfil
Natural de Afonso Cláudio, Marcelo Dutra Coutinho é licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduando em Musicoterapia pelo Instituto de Humanização Fênix. Estudou saxofone popular na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e fez parte da oficina de música e Orquestra Pop & Jazz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória, sob a regência do maestro Célio Paula. Entre 2017 e 2019, atuou como saxofonista barítono na Vale Música Jazz Band.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333 3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028