Atleta da Estação Conhecimento é bicampeã das Paralimpíadas Escolares

Analy Vitorya Miranda da Silva Santos, de 14 anos, conquistou o título na última quarta-feira (25), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

A atleta Analy Vitorya Miranda da Silva Santos brilhou nas Paralimpíadas Escolares 2021: a usuária da Estação Conhecimento de Serra sagrou-se bicampeã na modalidade arremesso do peso e conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo, durante provas realizadas nesta quarta (24) e sexta-feira (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

A adolescente de 14 anos é o destaque da delegação capixaba selecionada para a competição deste ano, que conta com a participação de 25 unidades da federação. O professor de Atletismo da Estação Conhecimento de Serra, Diogo Mello da Rosa, e a pedagoga Olga Vicente acompanham Analy no evento. 

Ao todo, 13 modalidades estão sendo disputadas entre 24 e 26 de novembro: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

Antes da premiação nas Paralimpíadas Escolares 2021, Analy já havia disputado os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre 29 de outubro e 05 de novembro, na modalidade 3.000m – marcha atlética. Para o professor Diogo Mello da Rosa, a conquista da atleta representa um orgulho para todos os que acompanham o dia a dia das atividades na Estação Conhecimento de Serra. “A Analy ultrapassa as barreiras e mostra que, por meio da vontade, dedicação e gosto pelo esporte, os usuários aprendem sobre os desafios da vida, utilizando as experiências de derrota e vitória, de modo a gerar disciplina, organização, persistência e comprometimento, valores que também serão utilizados em outros momentos de suas vidas”, comenta. 

Este sentimento de realização é compartilhado pela mãe de Analy, Gracielle Miranda da Silva, que vibrou muito com a conquista da filha. “Minha filha tem futuro, não é? A mãe aqui fica toda besta de felicidade. Só tenho a agradecer a Deus e à Estação Conhecimento. Eu oro muito por todos que trabalham na Estação, porque se não fosse a Estação a minha filha não estava tendo esse futuro que ela tem. Mais duas medalhas para o Espírito Santo, hein?”, comemora Gracielle. 

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tiveram a sua primeira edição em 2009. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. 

Analy (quarta da esq. para dir.) ao lado dos atletas que também receberam medalhas nas Paralímpiadas Escolares 2021 

O professor de Atletismo da Estação Conhecimento de Serra, Diogo Mello da Rosa, e a pedagoga Olga Vicente acompanham Analy no evento 

Analy também ganhou a medalha de ouro no lançamento de dardo 

 SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE SERRA: 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.  

No âmbito esportivo, as oficinas oferecidas pela Estação Conhecimento de Serra buscam associar estratégias de ampliação do repertório motor, de formação, de desenvolvimento e de aprimoramento técnico, permitindo que seus participantes experimentem suas potencialidades e limites no processo de construção coletiva das aulas. O esporte atende a mais de 600 crianças e adolescentes nas seguintes modalidades: Atletismo, Futebol, Judô, Natação e Iniciação Esportiva. A Estação Conhecimento conta com uma estrutura de campo de futebol, campo de areia, pista de atletismo oficial, piscina semiolímpica, piscina de iniciação (infantil), espaço de academia e sala de judô. 

 
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves 

(27) 99972-8028 

[email protected] 

[email protected]