Aluno do Curso de Regência coordena a criação da primeira Big Band de Afonso Cláudio

Regente da banda recém-formada no município da região serrana, Marcelo Dutra (sentado) atuou como saxofonista barítono da Vale Música Jazz Band e atualmente é aluno do Curso Online de Introdução à Regência

A experiência como saxofonista barítono na Vale Música Jazz Band e aluno do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música significou um incentivo para o musicista Marcelo Dutra Coutinho coordenar a criação da primeira Big Band de Afonso Cláudio, município da região serrana do Espírito Santo, distante 145 quilômetros de Vitória. 

Em atividade desde o início de novembro, o grupo musical funciona na Escola Municipal Agrícola, no Vale do Empoçado, onde Marcelo leciona aulas de música, com a participação de dezenas de alunos empenhados em se aprofundar nos estudos musicais. Atualmente, a escola atende a cerca de 120 alunos com aulas práticas e teóricas no contraturno. 

O professor conta que Afonso Cláudio possui uma Banda Marcial, com 70 anos de existência, e uma banda de fanfarra, vinculada a outra escola municipal. A ideia da criação de um conjunto de jazz para representar a cidade partiu do produtor cultural e funcionário da Escola Municipal Agrícola, Paulo Falqueto.  Ex-secretário municipal de Cultura, ele organizou o primeiro Festival de Choro e Jazz de Afonso Cláudio, em 2016.  

A partir dessa motivaçãoPaulo Falqueto uniu forças com a secretária municipal de Educação, Valquíria Carnielli, a diretora da Escola Municipal Agrícola, Bernadeth Carnielli, e o professor Marcelo Dutra a fim de buscar meios para viabilizar a execução do projetoOs recursos para a aquisição de mais de 40 instrumentos musicais vieram de valores referentes às penas pecuniárias vinculadas ao Juízo da Comarca de Afonso Cláudio. O projeto de formação musical já se estende por seis meses. Como não tínhamos 

instrumentos musicais disponíveis na escola, demos início às aulas práticas com os meus próprios instrumentos e com os de alguns alunos que possuíam. Inicialmente trabalhávamos com repertório variado, que passa pelo jazz, músicas brasileiras e regionais. E agora, através das verbas judiciais, pudemos dar um passo além com a aquisição dos instrumentos, comemora Marcelo Dutra, que atua como maestro do grupo recém-criado. 

 Captação de recursos 

 Para a elaboração do projeto, o professor contou com os conhecimentos assimilados no curso de captação de recursos disponibilizado no site Vale Cultura e o apoio de amigos como o maestro da Orquestra Pop & Jazz do IfesCélio Paula, e o maestro do Projeto Vale Música ES, Eduardo Lucas, que é coordenador do Curso Online de Introdução à Regência. “Participo do curso como aluno, todos os sábados, de forma remota. As aulas, além de serem lecionadas a partir de todo o conhecimento do maestro Eduardo Lucas, contam com a presença de outros grandes maestros nacionais, como Marcelo Jardim, Marcelo Maganha, Marcelo Trevisan, Israel Cardoso, Paulo Castagna e o saudoso maestro Letieres Leite”, observa. 

 O maestro Eduardo Lucas afirma que o incentivo a iniciativas como a da Big Band de Afonso Cláudio faz parte do escopo do Programa Vale Música e do Projeto Vale Música ES: “No Vale Música valorizamos a interiorização do conhecimento musical, no sentido de democratizar o acesso à cultura, de forma a incentivar nossos alunos a desenvolver projetos no interior do Estado e não deixar este conhecimento concentrado na capital”destaca o maestro.  

 Eduardo Lucas entende a criação da Big Band de Afonso Cláudio como um dos frutos dessa visão humanista e empreendedora sobre a educação musical. “O Marcelo Dutra é um excelente profissional e durante o processo de elaboração do projeto estive bem próximo dele, transmitindo orientações sobre o repertório característico do jazz, a formação de uma big band e a didática de ensino. Contribuímos também direcionando os vínculos institucionais necessários para ele realizar o projeto”, acrescenta. 

 Por sua vez, Marcelo Dutra vislumbra outros passos necessários para qualificar a Big Band de Afonso Cláudio. Entre os quais está a busca de uma sala própria para as aulas e ensaios e a aquisição de dois trombones tenor, um trombone baixo, um saxofone barítono e um piano elétrico para completar a formação da banda. Empenho, pelo visto, é o que não vai faltar. “Estamos caminhando para transformar a realidade em que nos inserimos”, comenta. 

 Perfil 

Natural de Afonso Cláudio, Marcelo Dutra Coutinho é licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduando em Musicoterapia pelo Instituto de Humanização Fênix. Estudou saxofone popular na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e fez parte da oficina de música e Orquestra Pop & Jazz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória, sob a regência do maestro Célio Paula. Entre 2017 e 2019, atuou como saxofonista barítono na Vale Música Jazz Band. 


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.

O grupo musical funciona na Escola Municipal Agrícola, no Vale do Empoçado, onde Marcelo leciona aulas de música, com a participação de dezenas de alunos empenhados em se aprofundar nos estudos musicais 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

 
Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 

(27) 99972-8028 

[email protected] 

[email protected]