Doutora em Educação, Anna Cláudia Eutrópio vai falar sobre os desafios das adolescências para profissionais da Rede Socioassistencial da Serra, na próxima segunda-feira (27), às 14h30, pela plataforma Zoom
Contextualizar as discussões sobre as adolescências diante do aumento de vulnerabilidades provocadas pela pandemia da Covid-19 junto a essa faixa etária: esse é o principal objetivo do bate-papo online “Adolescências Plurais”, a ser apresentado pela psicóloga e doutora em Educação Anna Cláudia Eutrópio, na próxima segunda-feira (27), às 14h30, por meio da plataforma Zoom.
Destinada aos profissionais da Rede Socioassistencial da Serra, a atividade de formação integra a programação comemorativa dos 10 anos da Estação Conhecimento de Serra, dentro das ações de atuação em rede e disseminação de conhecimento. “A doutora Anna Cláudia Eutrópio foi convidada para conduzir este bate-papo por ser uma especialista em adolescência, inclusive com livro publicado sobre o tema”, afirma Ana Paula Vermelho Baptista, coordenadora de Programas e Projetos da Estação Conhecimento de Serra.
Nós e Voz
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Psicologia Social também pela UFMG, especialista em Psicodrama, psicóloga e professora de séries iniciais, Anna Cláudia Eutrópio é coordenadora do Nós e Voz, iniciativa que promove atividades de formação em educação em sexualidade para públicos variados. É psicoterapeuta de adolescentes, adultos e famílias, atua com a formação de educadoras(es) em temáticas diversas e tem experiência com responsabilidade social corporativa.
Sua trajetória contempla atividades de desenvolvimento e gestão de projetos sociais e articulação de parcerias, com pesquisas sobre educação em sexualidade, relações de gênero e feminismo e metodologias participativas de intervenção. Em 2020, lançou o livro “Meu adolescente: diálogos, memórias e conexões”, em coautoria com Carolina Dantas e Carolina Lentz, por meio do qual se dirige a mães e pais de adolescentes, fazendo um convite para que eles se conectem com o adolescente que foram e com o adolescente que educam.
No bate-papo “Adolescências Plurais”, Anna Cláudia Eutrópio pretende abordar a temática da adolescência com leveza e objetividade. “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, facilitando reflexões sobre adolescências, permitindo que a atuação das entidades junto a esse público seja mais qualificada”, adianta a psicóloga. “Também vamos problematizar as redes de apoio que podem ser fortalecidas nesse momento, estabelecendo conexões com os próprios adolescentes, de forma que a voz deles seja ouvida e considerada nas instituições”, acrescenta a especialista, que faz questão de destacar que é “feminista de berço” e mãe de duas crianças lindas. “Isso também é um atributo importante do meu currículo”, completa.
- Sobre a Estação Conhecimento de Serra:
Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
- Contatos
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028