Curso de Introdução à Regência apresenta palestra com João Maurício Galindo

Regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, o maestro João Maurício Galindo vai falar sobre os temas competência artística e atuação social aos alunos do curso, neste sábado (25), pela plataforma Zoom

Com vasta experiência como regente de orquestras, criador de séries de concertos infantis e apresentador de programas de música de concerto em rádios e TVs, o maestro João Maurício Galindo acredita que as ações de democratização do acesso à cultura representam um caminho para tornar a música clássica acessível à população. “Para isso seria imprescindível um retorno devidamente organizado do ensino da música nas escolas. Mas não se trata apenas de popularizar a música clássica. Mesmo a música popular de qualidade está praticamente banida dos grandes meios de comunicação”, comenta o maestro.

Essa visão humanista do regente contemporâneo será a abordagem da palestra que João Maurício Galindo apresenta aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado, das 13h às 17h, pela plataforma Zoom Meetings. Em sintonia com a sua linha de pensamento, a atividade tem como tema “Dois lados do maestro: competência artística e atuação social”, conteúdo que o regente pretende transmitir por meio de exposição teórica, exemplos em vídeo, respostas a perguntas e debate.

A aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados por meio de Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.

Diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (SP), João Maurício Galindo é um dos maestros mais atuantes do Brasil. Além da carreira acadêmica e da regência de orquestras renomadas, sua linha de trabalho estende-se às áreas da comunicação e da literatura, sempre com foco na popularização da música clássica e popular com olhar criterioso e pedagógico.

Bacharel em Música pela Unesp e pós-graduado pela USP, João Maurício Galindo foi violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e violista convidado da Orquestra de Câmara de Heidelberg, com a qual realizou três turnês pela Europa com concertos pela Suíça, Alemanha, França, Espanha e Portugal. Atuou como regente convidado em orquestras na Argentina, Peru, Cuba, Portugal, Itália, Turquia, Sérvia, Letônia e Lituânia. É cocriador e maestro da série de concertos infantis “O aprendiz de maestro”, realizada na Sala São Paulo desde 2000, e apresenta dois programas sobre música de concerto na Rádio Cultura FM, o “Pergunte ao Maestro” e o “Encontro com o Maestro”. Na área editorial, publicou os livros “Música: pare para ouvir” (Melhoramentos, 2009) e “Beethoven – As muitas faces de um gênio” (Editora Contexto, 2019), em comemoração aos 200 anos de nascimento do compositor alemão.

Seu currículo inclui ainda a atuação como Regente da Orquestra de Bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 1998, 2000 e 2002; Regente Assistente da Orquestra Amazonas Filarmônica e da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo.

Com olhar multifacetado sobre o papel social da arte, João Maurício Galindo considera a realização do Curso de Introdução à Regência fundamental para a formação de novos regentes e para o desenvolvimento do setor musical: “A importância é muito grande. O Brasil é um país com um imenso potencial para o desenvolvimento de qualquer atividade artística, tanto em nível de qualidade quanto em quantidade. O nível artístico pode melhorar muito e há muitas comunidades e cidades desse enorme Brasil que nunca receberam ou viram uma orquestra ou banda musical. Há muito a ser feito e qualquer iniciativa de ensino, como esta, é muitíssimo bem-vinda”, observa.

O Curso

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom. Os componentes curriculares do curso serão divididos em 30 encontros, realizados sempre aos sábados, das 13h às 17h.

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]