Estação Conhecimento convida psicóloga para discutir “adolescências plurais”

Doutora em Educação, Anna Cláudia Eutrópio vai falar sobre os desafios das adolescências para profissionais da Rede Socioassistencial da Serra, na próxima segunda-feira (27), às 14h30, pela plataforma Zoom

 Contextualizar as discussões sobre as adolescências diante do aumento de vulnerabilidades provocadas pela pandemia da Covid-19 junto a essa faixa etária: esse é o principal objetivo do bate-papo online “Adolescências Plurais”, a ser apresentado pela psicóloga e doutora em Educação Anna Cláudia Eutrópio, na próxima segunda-feira (27), às 14h30, por meio da plataforma Zoom.

Destinada aos profissionais da Rede Socioassistencial da Serra, a atividade de formação integra a programação comemorativa dos 10 anos da Estação Conhecimento de Serra, dentro das ações de atuação em rede e disseminação de conhecimento. “A doutora Anna Cláudia Eutrópio foi convidada para conduzir este bate-papo por ser uma especialista em adolescência, inclusive com livro publicado sobre o tema”, afirma Ana Paula Vermelho Baptista, coordenadora de Programas e Projetos da Estação Conhecimento de Serra.

Nós e Voz

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Psicologia Social também pela UFMG, especialista em Psicodrama, psicóloga e professora de séries iniciais, Anna Cláudia Eutrópio é coordenadora do Nós e Voz, iniciativa que promove atividades de formação em educação em sexualidade para públicos variados. É psicoterapeuta de adolescentes, adultos e famílias, atua com a formação de educadoras(es) em temáticas diversas e tem experiência com responsabilidade social corporativa.

Sua trajetória contempla atividades de desenvolvimento e gestão de projetos sociais e articulação de parcerias, com pesquisas sobre educação em sexualidade, relações de gênero e feminismo e metodologias participativas de intervenção. Em 2020, lançou o livro “Meu adolescente: diálogos, memórias e conexões”, em coautoria com Carolina Dantas e Carolina Lentz, por meio do qual se dirige a mães e pais de adolescentes, fazendo um convite para que eles se conectem com o adolescente que foram e com o adolescente que educam.

No bate-papo “Adolescências Plurais”, Anna Cláudia Eutrópio pretende abordar a temática da adolescência com leveza e objetividade. “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, facilitando reflexões sobre adolescências, permitindo que a atuação das entidades junto a esse público seja mais qualificada”, adianta a psicóloga. “Também vamos problematizar as redes de apoio que podem ser fortalecidas nesse momento, estabelecendo conexões com os próprios adolescentes, de forma que a voz deles seja ouvida e considerada nas instituições”, acrescenta a especialista, que faz questão de destacar que é “feminista de berço” e mãe de duas crianças lindas. “Isso também é um atributo importante do meu currículo”, completa.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

  • Contatos

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]