“Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música” exibe clipe com Roberta Campos

 

A cantora Roberta Campos é a nova atração do Projeto “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música”, desenvolvido pela Nova Orquestra, com a participação dos alunos do Programa Vale Música. A Nova Orquestra é um dos projetos patrocinados pelo Instituto Cultural Vale.

A série reúne grandes artistas da nova geração da música brasileira e jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. Na última quarta-feira (29) foi disponibilizado no YouTube da Nova Orquestra o videoclipe da canção “Minha Felicidade”, gravado pela cantora de forma remota com a participação de quatro alunas do Projeto Vale Música Serra: Rebeca Vitória (trompete), Vitória Keulere (trombone), Amanda Loureiro (trompa 1) e Yasmin Corrêa (trompa 2). Antes do vídeo com Roberta Campos, a jovens capixabas gravaram a canção “Sentença”, de Di Ferrero, juntamente com a Nova Orquestra e o ex-vocalista do NX Zero, também disponível no YouTube da Nova Orquestra.

Em função da pandemia da Covid-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota. As canções receberam arranjos inéditos de Ágatha Lima e cada aluno gravou sua participação individualmente e à distância, com o material em seguida sendo unificado em um processo de edição.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará através de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. Participam do projeto “Encontros” jovens previamente selecionados pelos gestores dos polos do programa.

“Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do Programa Vale Música. Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Iniciativa criada para promover e democratizar a música de concerto, a Nova Orquestra é um projeto pioneiro da Agência Olga, que se uniu ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. “Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros – Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

 Roberta Campos

Uma das maiores vozes femininas da nova geração, Roberta já teve suas músicas em trilhas de mais de 20 novelas, e ultrapassou a marca de um bilhão de plays de suas músicas em todas as plataformas de streaming. Mineira de Caetanópolis, a artista foi indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “Todo Caminho é Sorte”.

A cantora disse ter ficado emocionada com a experiência: “Tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite do Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”.

  • Sobre a Nova Orquestra:

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

  • Sobre o Programa Vale Música:

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.

  • Sobre o Instituto Cultural Vale:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

  • Mais informações:

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

E-mail: [email protected]

[email protected]

Assessoria de Imprensa Nova Orquestra:

Marina Avellar
Rua Barão do Flamengo, 22 – Sala 804
Flamengo – Rio de Janeiro / RJ
E-mail: [email protected] | Tel: +55 21 98229-8542