Projeto Estação Carnaval celebra a tradição do Banho de Mar à Fantasia de Manguinhos

Com o tema “Dos bailes de Veneza aos mares da Serra”, projeto realizado durante as atividades de verão da Estação Conhecimento Serra envolveu os educandos com a história dos festejos de Momo

Os educandos da Estação Conhecimento Serra já estão no clima do Carnaval! Durante as atividades de verão, as crianças e adolescentes da instituição participaram do Projeto Estação Carnaval, com o tema “Dos bailes de Veneza aos mares da Serra”. A iniciativa teve como objetivo celebrar a rica tradição do carnaval, com destaque para o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que acontece há mais de 60 anos na Praia de Manguinhos, na Serra.

Idealizado pelos educadores Marthins Machado, Yasmin Toretta e Sandra Rodrigues, o Projeto Estação Carnaval foi composto por uma série de rodas de conversas e oficinas, que tiveram início com um bate-papo inspirador junto aos idealizadores do Banho de Mar à Fantasia de Manguinhos.

Durante dois dias, os educandos tiveram a oportunidade de conhecer a história da tradicional folia que ocorre na vila de pescadores do balneário, a partir dos relatos do Sr. Ancelmo, que há décadas acompanha de perto o desfile de foliões conduzido pelo grupo de batucada de Manguinhos.

 O passo seguinte foram as envolventes oficinas de máscaras realizadas durante as atividades de verão da Estação Conhecimento Serra, nas quais as crianças e adolescentes puderam explorar toda a sua criatividade.

Culminância do projeto

A culminância do Projeto Estação Carnaval se deu no último dia 01 de fevereiro, em uma sessão interativa conduzida pelos educadores Marthins Machado (Teatro e Expressão Corporal) e Yasmin Toretta (Cultura e Território). Nessa atividade, os educandos tiveram acesso a informações sobre a contextualização do Carnaval através dos séculos, desde a Idade Média até a atualidade, com foco nas tradições capixabas. O momento fortaleceu o vínculo com a história e a importância cultural do Carnaval local.

O supervisor pedagógico da Estação Conhecimento Serra, Ruan Pablo Corrêa Ricardo, enfatizou a relevância da contextualização histórica do Carnaval, especialmente em relação ao evento na Praia de Manguinhos. “O Estação Carnaval foi muito além de um baile de Carnaval: o projeto ofereceu momentos de aprendizado significativo e aprofundado sobre a tradição do Banho de Mar à Fantasia, permitindo aos educandos que se conectassem mais profundamente com a história do Carnaval em nosso território”, comenta o supervisor.

Após o bate-papo com os educadores, os educandos participaram de oficinas de fantasias de papel crepom, cabelo maluco, pintura artística facial e fantasias de emojis, entre outras. O projeto foi encerrado em grande estilo, com um desfile composto por alas e a finalização com banho de mangueiras, fazendo uma analogia ao Banho de Mar à Fantasia de Manguinhos.

Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, o Projeto Estação Carnaval está em sintonia com as atividades de formação cidadã da instituição, na medida em que promove a cultura local e proporciona uma experiência educativa enriquecedora a todos os educandos. “A proposta pedagógica da Estação Conhecimento tem o compromisso de promover iniciativas que valorizem e preservem as tradições locais, enriquecendo assim o ambiente educacional e cultural da comunidade”, afirma a diretora.

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 
Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom


 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]