Educando da Estação Conhecimento representa o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares e conquista medalhas

Brayan Silva Litig, de 14 anos, participou do grande encontro sociocultural esportivo que reuniu mais de duas mil crianças e adolescentes de 11 países, em Santiago, no Chile.

O educando de atletismo Brayan Silva Litig, de 14 anos, tem motivos de sobra para comemorar a sua primeira participação nos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados de 4 a 9 de dezembro, em Santiago, no Chile. Juntamente com a experiência de conhecer outro país, o adolescente conquistou duas medalhas na competição, um grande encontro sociocultural esportivo que reuniu mais de duas mil crianças e adolescentes de 11 países. Além do Brasil, participaram do evento Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.

Nesta sua primeira viagem internacional, Brayan conquistou a medalha de bronze na prova de 2000m, na categoria de 12 a 14 anos; e a medalha de ouro no Revezamento Integrado 5×80 metros Masculino, ao lado dos jovens atletas Erick Henrique da Silva, Wender Machado Rocha, Samuel José Barbosa e Richard Miguel Campos.

O educando foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) devido ao seu desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), onde conquistou a segunda colocação na prova dos 2000m, em 2023.

Para Brayan, a oportunidade de representar o Brasil na competição internacional representa um marco na sua carreira. “Estou muito feliz. Participar dos Jogos Sul-Americanos Escolares foi uma experiência incrível. Pude conhecer lugares diferentes, fazer novos amigos e subir ao pódio como representante do meu país, do Espírito Santo e da Estação Conhecimento Serra. É algo que venho buscando desde o começo do ano nos treinamentos”, afirma.

Supervisão

 O educando contou com a supervisão do educador Diogo Mello, que destaca a importância dessa experiência para a formação cidadã de Brayan e dos adolescentes que integram a equipe de atletismo da Estação Conhecimento Serra. “É muito bom ver nossos educandos alçando novos voos e ver que as metas traçadas há mais de um ano estão sendo alcançadas, seja em nível internacional, nacional ou estadual. Exemplos como o de Brayan nos dão ainda mais força de vontade para trabalhar para que eles alcancem seus objetivos no atletismo e na vida”, observa Diogo.

 Missão institucional

Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e da formação cidadã”, pontua Ana Angélica.

“Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.

 

  • PERFIL DE BRAYAN SILVA LITIG:

 

  • Medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2023, na prova de 2000m, categoria de 12 a 14 anos, em Santiago, Chile;
  • Medalha de ouro no Revezamento Integrado 5×80 metros Masculino, nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2023, com os atletas: ⁠Erick Henrique da Silva, ⁠Wender Machado Rocha, Samuel José Barbosa e ⁠Richard Miguel Campos;
  • Recordista estadual nas provas de 800m e 2000m, de 12 a 14 anos;
  • Bicampeão Brasileiro Escolar no revezamento 5x80m integrado em 2022 e 2023;
  • Vice-campeão Brasileiro Escolar nos 2000m em 2023;
  • 4º colocado na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, nas provas de 1000m e 1000m com obstáculo em 2023;
  • Campeão estadual nas categorias Sub-14 e Sub-16

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 
Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]