Educandos encerram participação nas Paralimpíadas Escolares com medalhas

Patrícia Reis Silva e Kaleb Ribeiro Rodrigues alcançaram o primeiro lugar no maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar

Os educandos de atletismo da Estação Conhecimento Serra se destacaram nas Paralimpíadas Escolares 2023, o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Oito adolescentes que fazem parte da instituição conquistaram premiações na competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O anúncio foi feito durante a cerimônia de encerramento, no último dia 1° de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

A Estação Conhecimento Serra trouxe para casa duas medalhas de ouro, com Patrícia dos Reis Silva, na prova de 800m, e Kaleb Ribeiro Rodrigues, na prova de 1000m. Patrícia também conquistou a medalha de prata no lançamento de pelota, e Kaleb obteve a mesma colocação no lançamento de disco e na prova de 250m. “A experiência de ganhar as medalhas foi muito boa, é uma sensação de dever cumprido. A sensação de estar nas Paralimpíadas é incrível e única”, vibrou Patrícia.

Completam o quadro de premiações da Estação Conhecimento Serra os educandos Enzo de Castro, medalha de prata no lançamento de pelota e arremesso de peso, e Guilherme Conceição Silva e Daniel Paixão,  medalhas de bronze no arremesso de peso e no tênis de mesa, respectivamente. Os educandos contam com a supervisão do educador Diogo Mello.

Recorde

A edição de 2023 das Paralimpíadas Escolares foi a maior da história, com cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai. O Espírito Santo ficou em 13º lugar na classificação geral, com 128 pontos.

De acordo com o regulamento, a classificação geral da competição foi definida pela soma das colocações dos estados obtidas em cada uma das modalidades, que obedece a uma pontuação preestabelecida para cada posição na tabela.

 

Formação cidadã

Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e da formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.

 

  • RESULTADOS PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2023:

Medalha de Ouro

Kaleb Rodrigues – 1000m

Patrícia Reis Silva – 800m

 

Medalha de Prata

Enzo de Castro – Lançamento de pelota e Arremesso de peso 

Kaleb Rodrigues – Lançamento de disco e 250m

Patrícia dos Reis Silva – Lançamento de pelota 

 

Medalha de Bronze 

Guilherme Conceição Silva – Arremesso de peso 

Daniel Paixão – Tênis de mesa

Breno Apolinário Silva, Radassa Moreira e Tiago Ramos Silva participaram da seleção de vôlei sentado do Espírito Santo, conquistando a quinta colocação no final da competição

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

  • Mais informações para a imprensa

 

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]