Corais do Vale Música participam do CantarES 2023

Coral Infantojuvenil e Coral Juvenil vão se apresentar no Encontro Nacional de Coros do Espírito Santo, no dia 20 de dezembro, no Teatro Universitário

O Projeto Vale Música Espírito Santo participa do 21º Encontro Nacional de Coros do Espírito Santo – CantarES 2023, o maior festival de corais do Estado, que será realizado nos dias 20 e 21 de dezembro, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Juvenil Vale Música se apresentam na próxima quarta-feira (20), a partir das 18h30, sob a regência do maestro Max Michel Alves.

CantarES é uma realização da Secretaria de Cultura da Ufes, e teve início no ano 2000, por iniciativa do maestro Cláudio Modesto, que se notabilizou como regente do Coral da Ufes e referência na área no Espírito Santo. Neste ano o evento contará com a participação de 14 grupos de coros do Estado.


Coral Infantojuvenil Vale Música

Em atividade desde 2013, o Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar repertório de música popular brasileira, com canções de Gilberto Gil e Bené Fonteles, Tom Zé, Fernando Brant e Cleber Lizardo de Assis.

O grupo conta com 70 coralistas de 09 a 13 anos, possibilitando a participação de todos os alunos que ingressam no Vale Música Espírito Santo, unindo os núcleos da Estação Conhecimento Serra e do Parque Botânico Vale.  

O Coral Infantojuvenil Vale Música teve a oportunidade de dividir o palco com Milton Nascimento e Ivan Lins. Outras apresentações de destaque foram o Concerto “O Mundo Encantado da Disney”, em 2018; o Concerto “O Sítio do Picapau Amarelo”, em 2019; e o concerto “Estórias dos Bichos”, em 2022.


Coral Juvenil Vale Música

Formado em 2018, o Coral Juvenil Vale Música reúne 110 alunos com faixa etária de 12/13 a 17 anos, sob a regência de Max Michel Alves. O repertório do grupo é escolhido cuidadosamente para coralistas em transição na adolescência e contempla basicamente a música popular brasileira, com arranjos para vozes em mudança vocal a três vozes. O grupo foi uma das atrações do Concerto de Coros Vale Música, realizado em julho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.

Para o CantarES 2023, o Coral Juvenil Vale Música vai interpretar  repertório diversificado, reunindo sucessos de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Beatles e uma composição de Thomas Morley (1557-1602), um dos principais nomes da escola inglesa dos madrigais, gênero musical secular surgido na Itália no século XIII.

 

  • PROGRAME-SE:

21º Encontro Nacional de Coros do Espírito Santo – CantarES 2023

Data: 20 e 21 de dezembro (quarta e quinta)

Horário: 18h30

Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES, 29.075-910

Entrada: gratuita

Realização: Secretaria de Cultura da Ufes, Universidade Federal do Espírito Santo, Coral da Ufes e Teatro Universitário

 

Dia 20/12 (quarta-feira):

  • Coral Infantojuvenil Vale Música
  • Coral Juvenil Vale Música
  • Coral Cameria Ifes
  • Vox Victoria
  • Opus Liberi
  • Coralins/Amizade
  • Coral da Ufes

 

Dia 21/12 (quinta-feira):

  • Banda Os Bardos Capixabas
  • Azul Vocal
  • Coral São Francisco
  • Coral da Algazarra
  • Coral da Unimed Vitória
  • Hencantar
  • Coral da Ufes Intermediários
  • Encerramento – Grand Finale com todos os corais

 

 

  • Repertório Coral Infantojuvenil Vale Música

Regência: Max Michel Alves

1) Duerme, pequeño mar (Josu Elberdin) – 3min

2) Lá vem o sol (Cleber Lizardo de Assis)

Arranjo: Arthur Barreto, 3min

3) O som da pessoa (Gilberto Gil e Bené Fonteles)

Arranjo: Marisa Fonterrada, 2min’ 40s

 4) Menina, amanhã de manhã (Tom Zé)

Arranjo: Juliana Ripke, adaptação Gabriel Oliveira, 5min

5) Voz tambor (Fernando Brant)

Arranjo: Leonardo Cunha 4min’ 50

 

  • Repertório Coral Juvenil Vale Música

Regência: Max Michel Alves

1) April is in my mistress face (Thomas Morley)

2) Cajuína (Caetano Veloso)

Arranjo: Jose Gramani

3) Blackbird (John Lennon e Paul McCartney)

Arranjo: Audrey Snyder

4) Amavolovolo (Tradicional Zulu Dowry Song)

Arranjo: Rudolf de Beer

5) Mas que nada (Jorge Ben Jor)

Arranjo: André Protasio

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]