Educandos da Serra participam de integração na Estação Conhecimento de Brumadinho (MG)

Crianças, adolescentes e educadores da Estação Conhecimento Serra realizaram intercâmbio esportivo e conheceram o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo.

De 29 de janeiro a 01 de fevereiro, um grupo de 65 alunos da Estação Conhecimento Serra vivenciou uma experiência marcante para sua formação cidadã: acompanhados por 10 educadores, as crianças e adolescentes visitaram a Estação Conhecimento de Brumadinho (MG) e o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

O intercâmbio teve como objetivo aliar o esporte e a cultura ao aprendizado de usuários de ambas as estações, de modo a desenvolver suas habilidades socioemocionais, proporcionando momentos divertidos e inesquecíveis.

Os educandos capixabas participaram de diversas atividades de integração junto a mais de 150 alunos e uma equipe de 20 profissionais da Estação Conhecimento de Brumadinho. Durante o dia a turma compartilhou momentos de brincadeiras, jogos de combate, atividades aquáticas, desafio de atletismo, pula-pula, futebol de sabão, cabine de fotos, futebol de campo, escorrega, pipoca e algodão doce, entre outros atrativos.

Uma das experiências significativas na área cultural foi a visita ao Instituto Inhotim, onde os educandos ficaram encantados com as belezas naturais, artísticas e, também, com o tamanho do local. A noite foi encerrada com uma peça teatral apresentada pelos educadores de Brumadinho, brincadeiras e um luau com direito a marshmallow assado na fogueira.

As crianças e adolescentes da Estação Conhecimento Serra voltaram pra casa com muitas lembranças e aprendizados, como destaca o educando Miguel Rangel, de 15 anos. “Eu trouxe um pouco da cultura, da emoção e do jeito deles. O luau foi a melhor experiência de todas. Foram muitas emoções”, conta Miguel.

Incentivo à leitura

Paralelamente, a equipe de educadores das duas estações teve acesso a uma palestra sobre incentivo à leitura, livros e bibliotecas públicas, ministrada pelos escritores Volnei Canônica e Andreia Prestes. A atividade teve como mote o caminho pedagógico para formação de jovens leitores, ampliando a visão do grupo sobre o uso do livro e a relação da literatura com o desenvolvimento da sociedade.

Para o educador João Pedro B. de Souza, a viagem representou muito mais do que uma simples visita. “Este intercâmbio proporcionou uma imersão profunda em outra realidade educacional e ofereceu a todos uma formação de alta qualidade, o que certamente terá impactos duradouros e positivos na prática educacional dos participantes”, comenta.

FALA, EDUCANDO(A):

O que você achou da viagem?

  • “Eu trouxe um pouco da cultura, da emoção e do jeito deles. Lá, todo mundo se conhece e percebi que aqui temos um conforto muito grande, porque em Brumadinho algumas rotas levam até duas horas para chegar à Estação. O luau foi a melhor experiência de todas, com todos juntos, a música, a fogueira, o marshmallow assado na fogueira e a brincadeira do Seu Zé, na qual tivemos que correr. Foram muitas emoções”.
    Miguel Rangel, 15 anos

  • “Foi a primeira vez que saí do Estado para um passeio e foi uma experiência muito legal. Tive ótimos momentos durante as atividades, participei de várias brincadeiras e pude conhecer novas pessoas. A comida lá é maravilhosa!”
    Livia de Oliveira Mendes, 14 anos

  • “Foi muito legal e emocionante. Foi uma experiência incrível, gostei muito das brincadeiras, do luau, e as pessoas de lá são muito legais. Amei a viagem.”
    Evelyn Neitzel, 12 anos

  •  “Gostei muito de conhecer o jeito diferente dos mineiros, o modo de ensino de outros professores e os costumes diferentes que notei nas crianças. Jamais vou me esquecer dessa viagem!”
    Elisa S. Virgulino, 10 anos

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]