Patrícia Reis Silva e Kaleb Ribeiro Rodrigues alcançaram o primeiro lugar no maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar
Os educandos de atletismo da Estação Conhecimento Serra se destacaram nas Paralimpíadas Escolares 2023, o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Oito adolescentes que fazem parte da instituição conquistaram premiações na competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O anúncio foi feito durante a cerimônia de encerramento, no último dia 1° de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).
A Estação Conhecimento Serra trouxe para casa duas medalhas de ouro, com Patrícia dos Reis Silva, na prova de 800m, e Kaleb Ribeiro Rodrigues, na prova de 1000m. Patrícia também conquistou a medalha de prata no lançamento de pelota, e Kaleb obteve a mesma colocação no lançamento de disco e na prova de 250m. “A experiência de ganhar as medalhas foi muito boa, é uma sensação de dever cumprido. A sensação de estar nas Paralimpíadas é incrível e única”, vibrou Patrícia.
Completam o quadro de premiações da Estação Conhecimento Serra os educandos Enzo de Castro, medalha de prata no lançamento de pelota e arremesso de peso, e Guilherme Conceição Silva e Daniel Paixão, medalhas de bronze no arremesso de peso e no tênis de mesa, respectivamente. Os educandos contam com a supervisão do educador Diogo Mello.
Recorde
A edição de 2023 das Paralimpíadas Escolares foi a maior da história, com cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai. O Espírito Santo ficou em 13º lugar na classificação geral, com 128 pontos.
De acordo com o regulamento, a classificação geral da competição foi definida pela soma das colocações dos estados obtidas em cada uma das modalidades, que obedece a uma pontuação preestabelecida para cada posição na tabela.
Formação cidadã
Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e da formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.
- RESULTADOS PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2023:
Medalha de Ouro
Kaleb Rodrigues – 1000m
Patrícia Reis Silva – 800m
Medalha de Prata
Enzo de Castro – Lançamento de pelota e Arremesso de peso
Kaleb Rodrigues – Lançamento de disco e 250m
Patrícia dos Reis Silva – Lançamento de pelota
Medalha de Bronze
Guilherme Conceição Silva – Arremesso de peso
Daniel Paixão – Tênis de mesa
Breno Apolinário Silva, Radassa Moreira e Tiago Ramos Silva participaram da seleção de vôlei sentado do Espírito Santo, conquistando a quinta colocação no final da competição
- SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:
Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
- Mais informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028