Adolescentes e educadores da Estação Conhecimento fazem capacitação em tecnologias digitais

Encontros desenvolvidos pelos Voluntários Vale têm o objetivo de incentivar participantes a buscar inovação e bem-estar social por meio do programa “GoIT”

Desde o último dia 20 de maio, um grupo formado por 25 adolescentes e educadores da Estação Conhecimento Serra recebeu capacitação sobre o uso das tecnologias digitais para a solução de problemas reais, com foco na inovação e no bem-estar social. Trata-se do GoIT, programa de preparação profissional e inovação digital implementado pelos Voluntários Vale, em quatro encontros que aconteceram aos sábados, no bairro Cidade Continental, na Serra. A ação foi desenvolvida em parceria com a TCS, DXC e Logicallis.

A partir da utilização de metodologias ativas, o GoIT aborda em seu currículo temas como o pensamento computacional e o ciclo de vida da inovação, a prototipagem de ideias e as habilidades de comunicação relevantes para o profissional do século XXI.

Entre os conteúdos apresentados pelos Voluntários Vale estão o STEM – sigla, em inglês, usada para designar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática  -, Ciência da Computação, Design Thinking (método para abordagem de pensamento criativo baseado nas etapas de imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento) e Inovação para os alunos.

Inspirando novas gerações

Para a Voluntária Vale na área de Tecnologia da Informação (TI), Thaise Santana, a experiência de liderar o programa GoIT e de presenciar a concretização dessa iniciativa na Estação Conhecimento Serra teve “valor imensurável”. “Foram 24 horas, divididas em quatro sábados, onde, juntamente com todo o suporte da diretora Ana Angélica, da pedagoga Olga Karina e dos monitores da Estação Conhecimento, dos Voluntários Vale e dos parceiros, conseguimos compartilhar conhecimentos de STEM, Design Thinking e Inovação para os alunos, promovendo a prototipação de problemas reais do cotidiano deles”, comenta Thaise.

A voluntária vislumbra os próximos passos do programa: “Esse é apenas o início; o objetivo é preparar multiplicadores e levarmos para as demais Estações. É a Vale inspirando novas gerações”, enfatiza.

De acordo com a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, o objetivo dessa ação é incentivar os adolescentes a projetar soluções para problemas reais com o uso das tecnologias digitais: “Os encontros foram dinâmicos e interativos, dentro da proposta inicial. A iniciativa integra o eixo de Educação Científica e Tecnológica da Estação Conhecimento Serra, que se soma aos eixos de Cultura, Esporte Educacional e Empreendedorismo na oferta de formação integral para a autonomia e exercício da cidadania de crianças e adolescentes”, explica a diretora.

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:


Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 
Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento
55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]