Vale Música Jazz Band recebe Nelson Ayres em concerto gratuito no Teatro da Ufes

Uma dos principais nomes da música instrumental brasileira, Nelson Ayres vai se apresentar com a Vale Música Jazz Band na próxima quarta, 31 de maio, às 20h, com entrada franca

Após o sucesso da apresentação do ano passado, o Projeto Vale Música Espírito Santo traz de volta a Vitória o maestro Nelson Ayres, convidado do concerto da Vale Música Jazz Band, no dia 31 de maio, às 20h, no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

 

Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, o programa vai reunir composições e arranjos de Nelson Ayres para big band, como “Hora da verdade”, “Organdi e Gomalina” e “Jeovah”, selecionadas com base na diversidade de ritmos da música popular brasileira.

Entre os temas incluídos no repertório destacam-se composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, João Donato e Vitor Assis Brasil. De Jackson do Pandeiro, o grupo vai executar “Sebastiana”, com arranjo de Nelson Ayres.

O concerto terá a participação da cantora Katia Rocha, que vai interpretar “Anos Dourados” (Tom Jobim/Chico Buarque) e “A História de Lily Braun” (Chico Buarque/Edu Lobo).

Personalidade

Com 40 anos de carreira, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres consagrou-se como uma das personalidades da música instrumental brasileira contemporânea. Como regente, destacou-se à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e por reger prestigiosas formações no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel; como pianista, liderou o Nelson Ayres Trio e o quinteto Pau Brasil, além de dividir o palco com grandes nomes do jazz e da MPB.

Nelson Ayres já colaborou em outras ocasiões com o Programa Vale Música. Em novembro de 2020, o regente fez o arranjo para uma adaptação da obra de Beethoven, gravada de forma remota por alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo. Em dezembro do ano passado, apresentou-se com a Vale Música Jazz Band no Teatro Glória, atuando como pianista solo. Segundo o regente, o resultado das experiências anteriores baliza o novo concerto. “Os alunos são excelentes músicos e vai ser superdivertido trabalhar com o grupo novamente”, comenta.

Formato jazzístico

O convidado explica que a proposta do concerto é a de trazer a música brasileira de várias épocas e estilos para o formato jazzístico das big bands, aproveitando as possibilidades oferecidas por esta formação musical. “A big band representa um caminho muito interessante entre a música erudita tradicional e a música popular, um mix entre a tradição da música clássica europeia e a tradição da música afro-americana, que engloba a música popular dos continentes americanos”, ensina.

Nesse sentido, prossegue Ayres, formações como a da Vale Música Jazz Band possibilitam aos músicos a liberdade de criação dentro da estrutura dos arranjos: “A música para big band é toda escrita em partituras, mas, ao mesmo tempo, proporciona liberdade para os músicos criarem e improvisarem dentro da execução musical. É algo que abre muitas portas para a música brasileira”, analisa.

De acordo com o maestro Eduardo Lucas, o concerto está em consonância com a filosofia do Projeto Vale Música Espírito Santo, ao oferecer ao público espetáculos em que os alunos dividem o palco com grandes nomes da música brasileira.  “A concepção desse concerto é a de oferecer aos alunos uma vivência de música popular bem aprofundada, e o Nelson Ayres tem uma perspectiva transcultural em suas obras. Ele é um dos maiores nomes da música popular brasileira, um compositor que consegue sintetizar muito bem as referências estéticas de diversas culturas como o jazz, o blues e a world music, fazendo uma conexão com a música brasileira”, define o maestro, destacando a complexidade do programa: “O repertório é complexo, tem muitos solos, trechos rápidos, harmonias densas, movimentos harmônicos interessantes e sofisticados. Estamos oferecendo aos alunos o acesso a eventos que possam ser significativos para sua vivência profissional e musical”, completa.

  • PROGRAME-SE:

Concerto “Vale Música Jazz Band Convida Nelson Ayres”

Regência: Eduardo Lucas

Participação especial: Katia Rocha

Data: 31 de maio (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Universitário (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910

Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

  • REPERTÓRIO:
  1. Hora da Verdade (Nelson Ayres)
  2. Organdi e Gomalina (Nelson Ayres)
  3. Jeovah (Nelson Ayres)
  4. Waltz of the Trees (Vitor Assis Brasil)
  5. Sebastiana (Jackson do Pandeiro) – Arr. Nelson Ayres
  6. Quatro Cantos (Nelson Ayres)
  7. Vitor (Nelson Ayres) – Solista: Eduardo Mariano
  8. Lugar Comum (João Donato / Gilberto Gil) – Arr. Nelson Ayres
  9. Anos dourados (Tom Jobim) – Arr. Nelson Ayres – Part. Katia Rocha
  10. Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque) – Arr. Nelson Ayres – Part. Katia Rocha
  11. Olé! (Nelson Ayres)
  12. Só Xote (Nelson Ayres)
  • FORMAÇÃO DA VALE MÚSICA JAZZ BAND:

 

Saxofone alto

Eduardo Mariano

Arthur Costa

 

Saxofone tenor

Matheus Damiani

Gilson Villas Boas

 

Saxofone barítono

Samuel Santos

 

Saxofone soprano

Tiago Veloso

 

Trombone

Ricley Ribeiro

Rhyan Trindade

Moisés Felipe

Trombone Baixo

Felipe Francisco

 

Trompete  

Ailton Junior

Elen Cristina

Tyago de Paulo

Lucas Damasceno

Isaac Soave

 

Guitarra

Fernando Martins

Igor Cowosque

Gabriel Xavier

 

Piano

Kauan Junior

Ricardo Magris

 

Baixo elétrico e contrabaixo acústico

David Reboli

 

Bateria

Samuel Nascimento

Henrique Ferreira

 

  • SAIBA MAIS SOBRE NELSON AYRES:  

Reconhecido como um inovador da música instrumental brasileira contemporânea, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres foi durante dez anos maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Como pianista, atua no Nelson Ayres Trio, divide o palco com a cantora Mônica Salmaso e lidera desde 1978 o Quinteto Pau Brasil, com o qual conquistou os títulos de Melhor CD e Melhor Grupo Instrumental no Prêmio da Música Brasileira, em 2013, com o CD “Villa Lobos Superstar”.

Nelson Ayres tocou e gravou com grandes nomes do jazz, como Benny Carter, Dizzy Gillespie, Toots Thielemans, Airto Moreira e Flora Purim, Ron Carter e Walter Booker. Na MPB, atuou com estrelas como Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi, Milton Nascimento e Gal Costa. Com César Camargo Mariano, estrelou em 1984 o espetáculo “Prisma”, primeiro show brasileiro a usar intensivamente recursos de computação aliados a instrumentos eletrônicos.

Suas composições foram gravadas por Milton Nascimento, Herbie Mann, Mônica Salmaso, César Mariano, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda, e até pelo cantor romântico Daniel. No campo erudito, teve composições executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo, como a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henry Bok e Julliard Brass Quintet.

Seus CDs “Mantiqueira” (1981), “Perto do Coração” (2003), e “Paixão” (2011) são considerados clássicos da música instrumental brasileira. Seu mais recente projeto é a reedição da Nelson Ayres Big Band, que marcou época na década de 1970 e renasce agora com 16 dos mais talentosos músicos de São Paulo.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Tel. 55 (27) 99279-1039

Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES

www.vale.com/saladeimprensa

www.vale.com/newsroom

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]