Alunos do Vale Música participam de turnê da Nova Orquestra em homenagem aos 30 anos do Backstreet Boys

Projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale irá rodar por quatro cidades brasileiras durante o mês de maio; apresentação em Vitória será nesta quinta (18)

Um grupo de 12 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo foi selecionado para participar do concerto da Nova Orquestra em homenagem aos 30 anos da Backstreet Boys, uma das boybands mais famosas de todos os tempos. A turnê passa por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador antes de chegar a Vitória, no dia 18 de maio, às 20h, no Centro Cultural Sesc Glória.

Os jovens capixabas Ailton Junior (trompete), Eduardo Mariano (sax), Débora Savelli (clarinete), Mariana Aguiar (viola), Mylenna Santos (flauta), Felipe Mendonça (violino), Davi Antunes (trompa), Ana Vitória Sales (violino), Rhyan Trindade (trombone), Joyce Rodrigues (violoncelo), Elen Cristina (trompete) e Deivid Magalhães (violino) vão subir ao palco juntamente com 10 integrantes da Nova Orquestra e os alunos do Instituto Moinho Cultural, que integram o Programa Vale Música em Corumbá (MS).

O repertório reúne versões orquestradas de hits da banda pop norte-americana, sob a regência do maestro e diretor artístico da Nova Orquestra, Eder Paolozzi.  A turnê “Everybody – Nova Orquestra toca Backstreet Boys” tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A turnê 

Nick, Brian, Kevin, AJ e Howie D: quem tem mais de 30 anos de idade conhece de cor os nomes dos integrantes de uma das boybands mais famosas dos últimos tempos: Backstreet Boys. Em homenagem às três décadas do surgimento da banda pop americana, a Nova Orquestra se uniu a jovens músicos integrantes do Programa Vale Música para apresentar releituras de canções inesquecíveis como “Everybody”, “As long as you love me”, “Quit playing games” e “I want it that way”.

A turnê começa por Belo Horizonte, no dia 14 de maio, com apresentação no Minascentro. Em seguida, irá para o Rio de Janeiro, no dia 15, no Teatro Casagrande, partindo depois para Salvador, no dia 17, no Teatro Jorge Amado, e por último, Vitória, no dia 18, no Sesc Glória. Os concertos terão preços populares.

“Estamos muito felizes em tocar o repertório da boyband mais famosa do mundo, que completa 30 anos em 2023, e está mais ativa que nunca, lançando novo álbum e turnê. Vamos dar uma versão sinfônica ao repertório de sucesso da banda, que é bem variado no estilo, incorporando os aspectos musicais mais marcantes. Continuamos, assim, o lindo encontro da Nova Orquestra com os jovens músicos da Vale Música de todo Brasil, unindo gerações através da música”, comenta Éder Paolozzi, regente titular da Nova Orquestra.

Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, comemora a realização do projeto: “O pop da segunda metade dos anos 1990 e início dos anos 2000 é recheado de melodias incríveis, com grandes produções e arranjos marcantes! Não vemos a hora de cair na estrada e tocar músicas que são inesquecíveis para diversas gerações, em arranjos inéditos e inesperados!”

O efetivo será formado por 35 participantes do Programa Vale Música, sendo 24 do Moinho Cultural – Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e de Serra, no Espírito Santo, e mais 10 integrantes da Nova Orquestra, do Rio de Janeiro.

Parceria

Essa é a quarta vez que a Nova Orquestra e o Programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a terceira turnê pelo país. Em outubro de 2022 foi realizado o concerto “Dias de Lutas, Dias de Glória”, com sucessos da banda Charlie Brown Jr, passando pelo Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso do Sul e São Luís, com apresentações esgotadas. Já em abril foi a vez de Exagerado”, concerto em homenagem ao grande Cazuza, que passou por Rio, Espírito Santo, Belo Horizonte e Pará, igualmente esgotadas.

Turnê da Nova Orquestra com alunos do Vale Música. Foto: Alessandra Tolc

 

  • PROGRAMAÇÃO:

 

Nova Orquestra Edição Vale Música:

Turnê Everybody – Nova Orquestra toca Backstreet Boys

Regência: Eder Paolozzi

 

Datas:

14/05 – Concerto Belo Horizonte

Local: Minascentro

Horário: 20h

Classificação: Livre

 

15/05 – Concerto Rio de Janeiro

Local: Teatro Casagrande

Horário: 20h

Classificação: Livre

 

17/05 – Concerto Salvador

Local: Teatro Jorge Amado

Horário: 20h

Classificação: Livre

 

18/05 – Concerto Vitória

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Horário: 20h

Classificação: Livre

Valores: R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia)

(Ingressos esgotados)

 

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

 

  • REPERTÓRIO:

All I Have to give

I’ll never break your heart

Show me the meaning of being lonely

We’ve gotta going on

Get Down

Shape of my heart

Incomplete

Don’t go breaking my heart

The One

The Call

Everybody

As long as you love me

Quit playing games

I Want it That Way

Larger Than Life

 

SOBRE A NOVA ORQUESTRA:

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a música de concerto, surpreendendo o público com repertórios criativos e inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou todos os dias no Rock in Rio 2022, com o musical Uirapuru, no palco Sunset do Rock in Rio 2019, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência, e no Game XP, o maior GamePark do mundo.

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]