Alunos do Vale Música participam de imersão com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Alguns dos maiores instrumentistas do país estão na Estação Conhecimento Serra para uma residência artística com os alunos que, depois, irão ao Rio de Janeiro conhecer a rotina da orquestra

Jovens músicos, alunos do Projeto Vale Música, no Espírito Santo, estão vivendo uma experiência única ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre os dias 9 e 12 de maio, músicos da OSB estão na Estação Conhecimento Serra para promover, junto aos alunos, uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.

Depois, entre os dias 14 e 20 de agosto e entre 18 e 26 de setembro, os estudantes vão participar de uma imersão na sede da Orquestra, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios, prática de concerto, entre outras atividades. O intercâmbio musical vai terminar de uma forma muito especial: os jovens terão a oportunidade de tocar com a OSB, num concerto de encerramento no Rio de Janeiro, com data e local a definir.

As atividades são resultados da parceria entre Programa Vale Música, programa autoral do Instituto Cultural Vale, e Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto, criado em 2017, funciona como uma espécie de diálogo entre a Orquestra e jovens músicos Brasil afora, revelando talentos, despertando o interesse pela música e disseminando o conhecimento e a técnica da OSB pelo país.


“A parceria entre a OSB e o Programa Vale Música, através do Conexões Musicais, aprofunda relações e trocas nutridas dia após dia no sentido de criarmos, em conjunto, um país mais igualitário e diverso. Fazer parte do crescimento social e intelectual de cada jovem é uma alegria, bem como uma responsabilidade, que nos motiva a trabalhar, cada vez mais, a fim de alcançarmos um ambiente humanizado de desenvolvimento sustentável”, afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional da OSB.

 

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org

 

SIGA A OSB:

osb.com.br
conexoesmusicais.com.br
Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube – /sinfonicabrasileira
Instagram – @OSBrasileira

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Assessoria de Imprensa OSB:

Erica Avelar
[email protected]
+55 (21) 98119-4559

Mario Camelo
+55 (21) 99992-3644
[email protected]

 

Assessoria de Comunicação Vale:

Carla Nascimento
55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra:

José Roberto Santos Neves
55 (27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]