Camerata Jovem Vale Música é atração da festa de aniversário da Mata da Praia

Com regência do maestro Lucas Anizio, grupo apresenta temas clássicos e infantis nesta sexta (5), às 20h, na praça central do bairro, em Vitória

Considerado um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Camerata Jovem Vale Música está entre as atrações da festa de 49 anos do bairro Mata da Praia, em Vitória. Sob a regência do maestro Lucas Anizio, o grupo vai apresentar músicas clássicas e temas infantis nesta sexta-feira (05), às 20h, na Praça Marcio Manuel de Azevedo Sarmento.

Uma iniciativa da Associação dos Moradores da Mata da Praia (AMMP), a programação celebra os 44 anos da Associação de Moradores, o 26º aniversário do Parque Municipal Padre Alfonso Pastore e o 24º aniversário do Parque Pedra da Cebola.

A programação desta sexta terá apresentação da Banda da Polícia Militar, Camerata Jovem Vale Música, show de Graciella D’Ferraz e Banda e food trucks, das 19h às 23h. No sábado, a festa continua com atividades lúdicas e oficinas, das 9h às 13h.

Para esta apresentação, o grupo formado por 12 integrantes preparou um repertório dividido em dois atos. A primeira parte do concerto será composta por obras sinfônicas de Mozart, Vivaldi e Bach; e a segunda parte terá peças infantis de domínio público, como “Boi da Cara Preta”, “O Cravo brigou com a Rosa” e “O Sapo não lava o pé”, além de composições de Tom Jobim, Ernesto Nazareth e Dominguinhos. “É um repertório refinado e que reúne música clássica e canções de diversos períodos da música brasileira. Será com certeza um belo espetáculo”, afirma Júlia Sodré, coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo.


Camerata

A Camerata Jovem Vale Música atua desde 2018 sob a regência do professor e maestro Lucas Anizio, e conta atualmente em sua formação com Lucas Anízio (violino 1 – spalla), Flávio Henrique (violino 1), Maria Júlia (violino 1), Samuel Cabidelle (violino 2), Ana Vitória (violino 2), João Pedro (violino 2), Caique Tadeu (viola), Marcos Vinicius (viola), Mariana Aguiar (viola), Marcely Santos (viola), Joyce Rodrigues (violoncelo), Henryck Saymons (violoncelo) e Leonardo Rodrigues (contrabaixo acústico).

Entre suas principais apresentações estão a participação no Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, o Vagão Cultural e os Concertos Didáticos em escolas da rede municipal pública do Estado e no Museu Vale, entre outros eventos.

Em julho de 2022, a Camerata Jovem Vale Música apresentou-se na 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina.

O concerto “Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca” foi apresentado no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e na Sala São Paulo (SP), sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp. Os arranjos foram elaborados especialmente pelo violinista Ricardo Herz, considerado um virtuose do instrumento e reconhecido por seu trabalho de integração do violino com a música popular.

Antes dessa apresentação, a Camerata Jovem Vale Música já havia dividido o palco com Ricardo Herz em outubro de 2019, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e em março de 2022, no Marien Calixte Jazz Music Festival, em Vitória.

 

  • PROGRAME-SE:

 

Apresentação da Camerata Jovem Vale Música na festa da Mata da Praia

Quando: sexta-feira (05)
Horário: 20h

Onde: Praça Marcio Manuel de Azevedo Sarmento, Mata da Praia, Vitória, dentro da programação dos 49 anos do bairro

Haverá apresentação da Banda da Polícia Militar, show de Graciella D’Ferraz e Banda, food trucks

 Evento aberto ao público

Realização: Associação dos Moradores da Mata da Praia (AMMP)

 

  • REPERTÓRIO:

Música Clássica:

Eine Kleine (Mozart)

Alla Rustica 1º mov (Vivaldi)

Ária da 4º Corda (Bach)

Peças Infantis:

Fui no Itororó (Arr. Ricardo Herz)

Boi da Cara Preta (Arr. Ricardo Herz)

O Cravo brigou com a Rosa

O Sapo não lava o pé (Arr. Ricardo Herz)

Obras de compositores brasileiros:

Mourão (Guerra-Peixe)

Eu te Amo (Tom Jobim)

Brejeiro (Ernesto Nazareth)

Eu só quero um Xodó (Dominguinhos)

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom


Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]