Adolescentes lançam curta-metragem e revista sobre o tema “Cultura e Território”

Evento voltado para beneficiários e seus familiares aconteceu na última quarta-feira (25), na Estação Conhecimento de Serra, com a estreia da Banda de Congo coordenada por Mestre Domingos. Fotos: Jhonatan Gonçalves

A noite de encerramento do II Ciclo Cultura e Território, do Eixo de Educação Científica e Tecnológica da Estação Conhecimento de Serra, realizada na última quarta-feira (25), foi marcada por muita emoção, comunicação e arte. A partir do tema “Cultura e Território”, os educandos que integram o grupo da Imprensa Jovem deram um show de criatividade, com o lançamento do curta-metragem “Desventuras em Serra” e o lançamento do segundo número da revista “Tá Mec”.  

Simultaneamente, ocorreu a estreia da Banda de Congo da Estação Conhecimento, coordenada por mestre Domingos, que fez uma palestra baseada em seus mais de 50 anos de atuação na preservação e difusão da cultura popular da Serra.  

As atividades integram o Eixo de Educação Científica e Tecnológica, que vem a somar-se aos eixos de Cultura, Esporte Educacional e Empreendedorismo na oferta de formação integral para a autonomia e exercício da cidadania de crianças e adolescentes. 

 O auditório da instituição estava lotado de beneficiários e de seus familiares, que acompanharam a programação com atenção, reagindo com aplausos à participação dos adolescentes. A primeira atração da noite foi a Banda de Congo da Estação Conhecimento. Formada por 12 integrantes, incluindo educandos e colaboradores, o grupo apresentou toadas consagradas do Congo do Espírito Santo, como “Madalena” e “Quebra-quebra Gabiroba”. Em seguida, a temática da cultura popular ganhou formato audiovisual com a exibição do curta “Desventuras em Serra”, por meio do qual os adolescentes destacam os atrativos culturais do município a partir da interação com um jogo digital criado por eles.  

Entre os locais exibidos pelos jovens nas filmagens estão o Centro Cultural Eliziário Rangel, a Casa do Congo da Serra e a estátua de Chico Prego, líder da Revolta do Queimado de 1849, considerada um marco na luta contra a escravidão no Espírito Santo. 

 Para Alfredo Henrique Teixeira, 17 anos, membro da Imprensa Jovem, a experiência de estudar o folclore capixaba através do projeto foi fascinante. “Há muitos lugares e regiões históricas em solo capixaba que deveriam ser mais divulgados e conhecidos pela população. Por meio do Congo, por exemplo, se conhece uma parte importante da história do nosso Estado, a relação dos negros com o ritmo e a participação do Congo em fatos marcantes da nossa história”, aponta Alfredo.  

Equipe  

O tema “Cultura e Território” também está presente na segunda edição da revista Tá Mec, produzida e editada pela equipe da Imprensa Jovem EC, formada pelos educadores Ana Carolina, Ana Luíza e Patrick; os monitores Sophia,  Izabele, Isabela, Emilly, Milena Antônia, Skyeva, Marianne, Ana Clara e Alfredo; a voluntária Gabriela e o estagiário Jhonatan. 

De acordo com a monitora Milena Antônia Firmino Garcia Laranja, 16 anos, o título da revista é uma abreviação para “Tá na mídia, Estação Conhecimento”. “Além de trazer uma variação informal da língua, com uma gíria usada do meio urbano, ‘Tá Mec’ normalmente é sinônimo de ‘está legal’”, explica Milena.  

A publicação traz informações sobre os espaços culturais da Serra, fotos e também uma história em quadrinhos inédita – tudo produzido pela equipe. 

Para Milena, a incursão nas tradições culturais do município representou um grande aprendizado, tanto na revista quanto no curta-metragem. “Trabalhando cultura e território nós conhecemos as expressões artísticas do povo serrano. Todo o processo de pesquisa foi primordial para entendermos do que se tratava, porém, ir até os locais para as gravações tornou tudo real. A oportunidade de construir todo o processo criativo, desde o roteiro até o aprendizado dos recursos audiovisuais, foi uma experiência única”, comenta. 

Linguagem educacional 

Para a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, a criação do Eixo de Educação Científica e Tecnológica integra uma mudança profunda na linguagem educacional da instituição, com base na utilização da tecnologia para ampliação das práticas pedagógicas junto aos seus beneficiários. “Com a inauguração do Laboratório Maker, ampliamos o conceito por meio do qual os beneficiários têm acesso a uma visão integrada das atividades de informática, inclusão digital e robótica, conectando ciência e tecnologia à vida cotidiana do centro pedagógico”, destaca.  

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]