Orquestra Jovem Vale Música apresenta concerto inédito no Festival de Música Erudita

Apresentação que acontece nesta sexta-feira (18), às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, terá execução de peças encomendadas pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS). Foto: Flaviano Schneider

A Orquestra Jovem Vale Música vai apresentar um concerto totalmente dedicado à música contemporânea latino-americana no 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo. A apresentação será nesta sexta-feira (18), às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, com regência do maestro Lucas Anizio. 

Entre as composições a serem executadas pelo grupo destacam-se “Três pequenas variações”, de Clarice Assad, e “Pequena Suíte para Cordas”, de João Guilherme Ripper. As peças foram encomendadas pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), projeto desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

A obra “Instantes II”, de Ernani Aguiar, baseia-se no Boi Mofado, festa folclórica que acontece há mais de um século na cidade mineira de Prados. Também fazem parte do programa “Transitar”, da compositora argentina Valeria Romero, e a estreia mundial de “Devaneio”, encomendada à pianista e compositora Marisa Rezende, que estará presente ao concerto como convidada especial do Vale Música. 

Para o maestro Lucas Anizio, será um concerto especial, em função da seleção de repertório e da parceria com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais. “A Orquestra Jovem Vale Música já realizou outros concertos no festival, cada um com um desafio diferente. A ideia principal é a de elevar o nível do grupo, buscando o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento musical através de cada obra. Além disso, hoje o projeto conta com a supervisão pedagógica da professora Carla Rincón, que colaborou na preparação de todas as obras que serão apresentadas”, destaca o maestro. 

O 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo acontece de 04 a 26 de novembro, em Vitória, com realização da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES) e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Todas as apresentações têm entrada franca. 

 

  • PROGRAME-SE: 

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música 

Regência: Lucas Anizio 

10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo 

Quando: 18 de novembro (sexta-feira) 

Horário: 20h 

Onde: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Rua São Gonçalo – Cidade Alta, Centro, Vitória 

Entrada franca 

Realização: Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura 

Patrocínio Master: ArcelorMittal 

Patrocínio: Banestes 

Apoio: Arepo e Hotel Ilha do Boi 

Apoio institucional: Governo do Estado do Espírito Santo, através da TVE, OSES, Funcultura, Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e da Secretaria da Cultura. 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES: 
 

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039

Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
joserobertosantosneves[email protected]