Projeto Badu apresenta a diversidade da dança brasileira no espetáculo “Travessias”

Apresentação vai acontecer no próximo domingo, às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, com a participação de 41 educandos do projeto de dança afro-brasileira desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra

Apresentar as diversidades culturais presentes nos eixos da dança no território brasileiro: este é o conceito do espetáculo “Travessias”, que será apresentado pelo Projeto Badu – Grupo de Dança no próximo domingo (23/10), às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. 

O espetáculo terá a participação de 41adolescentes de 12 a 17 anos que fazem parte do projeto desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra, em parceria com o Fundo Municipal da Infância e Adolescência da Serra. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no dia do evento, a partir das 18h, na bilheteria do teatro.

De acordo com a coreógrafa Rapha Mel, diretora do espetáculo, a ideia da montagem surgiu a partir da percepção da diversidade cultural dos educandos do Projeto Badu – Grupo de Dança. Desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra desde 2021, o projeto nasceu com o objetivo de estimular o protagonismo dos participantes por meio da manifestação artística e da expressão corporal. “Por meio desse olhar pude perceber como em um mesmo território existem culturas tão diversas e como elas se misturam e se completam sem perder as origens”, comenta a educadora. “Foi então que surgiu o conceito: Travessias. O ato de perpassar, atravessar e levar um pouco de cada cultura e contribuir assim para a diversidade do território brasileiro”, define.

Entre os números de dança selecionados para a montagem estão performances de samba de roda, dança afro-contemporânea, balé clássico, funk, dança urbana e jazz, entre outras. Por sua vez, o repertório foi pensado de forma a valorizar o território brasileiro e também artistas capixabas.“A trilha sonora tem grandes referências da música afro, como a Orquestra Rumpilezz, de Letieres Leite, composta por percussão e sopro, e a Orquestra Afrosinfônica, do mestre Ubiratan Marques, formada por instrumentos de percussão”, adianta Rapha.

Completam o repertório obras de compositores capixabas como os cantores Duarte, Silva, e uma regravação do Ticumbi feita pelo Projeto Vale Música Espírito Santo, além de gravações de Emicida e Luedji Luna, entre outras obras musicais representativas do território afro.

Público-alvo

O público-alvo do Projeto Badu – Grupo de Dança é formado por adolescentes de 12 a 17 anos que moram no município de Serra e têm interesse em assimilar conhecimentos teóricos e práticos de dança. Em novembro do ano passado, o grupo fez uma participação no evento de lançamento do CD do professor de Percussão do Vale Música Espírito Santo, Léo de Paula, “Grão: Território Percussivo”, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane).

Em março de 2022, o Badu realizou uma apresentação especial no Sítio Histórico de São José do Queimado, na Serra, destacando o aspecto histórico e simbólico do local. Atualmente o projeto conta com 84 participantes, divididos em turmas de manhã e à tarde, com atividades realizadas três vezes por semana, nas instalações da Estação Conhecimento Serra.

A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, observa que o Projeto Badu é fruto de uma demanda dos adolescentes nas discussões sobre diversidade e gênero. “Entre essas demandas destacam-se principalmente o debate sobre racismo e as questões relacionadas à expressão e relações com o corpo. Por isso a escolha do nome, que tem muito significado neste contexto”, pontua Ana, lembrando que Badu, no vocabulário africano, significa “criança que continua evoluindo, visando preservar a criança interior, trazendo em seu significado alguém forte e poderoso”.

✓ Programe-se:

Projeto Badu – Grupo de Dança apresenta o espetáculo “Travessias”
Data: 23 de outubro (domingo)
Horário: 19h 
Local: Teatro Glória/Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória – CEP. 29.010-002.
Entrada franca 
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h
Realização: Estação Conhecimento Serra
Apoio: Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Serra e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra.

✓ Sobre a Estação Conhecimento Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1300 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, por meio de atividades de educação, esporte, cultura e profissionalização.  

Contatos

Assessoria de Imprensa Vale
Elaine Vieira
 (27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]