Saúde é o que interessa: Estação Conhecimento promove caminhadas semanais

Atividades acontecem às quartas e sextas, de manhã e à tarde, com a participação de cerca de 60 homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos

Quem não se lembra daquele bordão de um programa de humor que dizia “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa?” Pois na Estação Conhecimento Serra, os cuidados com a saúde são levados muito a sério. Tanto que desde o último dia 18 de maio a pista de atletismo da instituição está sendo usada para a prática da caminhada, que reúne cerca de 60 participantes, homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos.  

As atividades são abertas a funcionários da Estação Conhecimento Serra, pais, mães e parentes de beneficiários e moradores do entorno do bairro Cidade Continental, na Serra.  

Com a orientação da professora de Educação Física do Grupo de Caminhada e Atividade Funcional, Márcia Casagrande Mattos, os participantes se exercitam na instituição duas vezes por semana: às quartas e sextas, das 07h45 às 8h45; e à tarde, das 16h30 às 17h30. 

De acordo com a professora Márcia Casagrande, as caminhadas proporcionam diversos benefícios à saúde dos participantes. “Quem pratica a caminhada se mantém ativo, melhora o condicionamento físico e supera o sedentarismo. Porém sempre devemos nos lembrar da avaliação do médico e do professor de Educação Física, para que se tenha segurança ao realizar essa atividade”, observa. 

A profissional lembra que a caminhada também ajuda a melhorar a função cerebral. “Além disso, energiza seu corpo inteiro sem estressar, reduz os sintomas da depressão, melhora a qualidade do sono, previne doenças cardíacas e a perda de peso”, enumera. 

Para os participantes da caminhada, esses benefícios são visíveis no dia a dia, conforme destaca Elena Vieira, de 71 anos. “Desde que comecei a praticar a caminhada na Estação Conhecimento me sinto cada vez melhor e mais elegante. Tenho aprendido bastante com a professora Márcia e sou grata pela oportunidade de participar deste grupo”, afirma Elena. 

O Grupo de Caminhada e Atividade Funcional é gratuito, e os interessados em participar devem se matricular na secretaria da Estação Conhecimento Serra, mediante a apresentação de documentos de identificação (CI e CPF). Como atualmente as vagas estão preenchidas, o nome será inserido na lista de espera. 

Além das atividades físicas, o Grupo de Caminhada e Atividade Funcional também realiza o “Momento Saúde”, roda de conversa com nutricionistas e profissionais da área de saúde, que ocorre uma vez por mês, na sede da Estação Conhecimento Serra. 

Elena Vieira é uma das participantes da caminhada
  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1300 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, por meio de atividades de educação,esporte, cultura e profissionalização. 
 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira  
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES  
www.vale.com/saladeimprensa  
www.vale.com/newsroom  

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]