Alunos do Vale Música participam de turnê em homenagem à banda Charlie Brown Jr

Doze alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo vão participar de uma turnê nacional da Nova Orquestra em homenagem aos 30 anos da lendária banda de rock paulista

No ano em que a banda Charlie Brown Jr. completa 30 anos, um grupo de 12 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo vai participar de uma turnê realizada pela Nova Orquestra em homenagem à lendária banda de rock paulista.  

Intitulado “Dias de Lutas, Dias de Glória – Um tributo a Charlie Brown Jr.”, o concerto terá a regência do maestro e diretor artístico da Nova Orquestra, Éder Paolozzi, com a presença de alunos do Programa Vale Música dos Estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. 

João Margon, Flávio Ribeiro, Samuel Cabidele, João Pedro Albernaz e Maria Júlia (violino), Marcos Vinicius (viola), Joyce Santos e Júlia Castilhos (cellos), Ludmila Rocha (flauta), Katt Kesley (clarineta), Felipe Francisco (trombone) e Tyago Boamorte (trompete) são os alunos capixabas selecionados para o projeto. 

A turnê passará por quatro cidades no mês de outubro: Rio de Janeiro (20), Brasília (21), Corumbá (23) e São Luís (25). Os concertos são gratuitos ou a preços populares. O repertório vai apresentar versões orquestradas de canções inesquecíveis como “Zóio de Lua”, “Só os Loucos Sabem” e “Proibida pra Mim”, entre outras. 

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra integra a rede colaborativa do Programa Vale Música e é um dos grupos patrocinados pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Éder Paolozzi, regente titular da Nova Orquestra, destaca a importância de fazer um tributo na efeméride de 30 anos da banda: “É com muita alegria e entusiasmo que nos debruçamos sobre a obra de uma das maiores bandas do rock nacional, que está completando 30 anos, o que é muito emblemático. Uma banda que não perdeu sua relevância e que abraçou uma juventude sedenta por um novo som, um novo rock, com letras que falam de temas do dia a dia de nossos músicos e do público e que não perdem a atualidade. Já tínhamos passado por bandas ícones do rock internacional e agora visitamos a obra dessa banda tão querida por todos e com uma sonoridade muito marcante que buscaremos reproduzir dentro da linguagem orquestral. São clássicos que merecem e comportam essa homenagem e celebração”, comenta. 

Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, comemora a realização do projeto: “Cair na estrada mais uma vez com os alunos dos Projetos Vale Música é de uma felicidade sem palavras, ainda mais homenageando uma das bandas mais importantes de rock do Brasil. É a Nova Orquestra sendo o que se propõe desde o primeiro dia, um projeto de todos para todos!”. 

Essa é a terceira vez que a Nova Orquestra e o Programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a segunda turnê pelo país. Em abril, o concerto “Exagerado”, com sucessos de Cazuza, passou por quatro estados com apresentações esgotadas. 

“Para o Instituto Cultural Vale, é uma honra estar junto com a Nova Orquestra e jovens talentos celebrando a banda Charlie Brown Jr. E é inspirador que essa celebração aconteça por meio dos jovens do nosso programa de formação musical, o Vale Música. Esse encontro certamente é um presente para o público!”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. 

 

Sobre a Nova Orquestra  

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a música de concerto, surpreendendo o público com repertórios criativos e inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência. 

 

Sobre o Programa Vale Música 

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro Estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 
Repertório: 

– Dias de Luta, Dias de Glória 

– Lugar ao Sol 

– Zóio de Lula 

– Só os Loucos Sabem 

– Só por uma noite 

– Proibida pra Mim 

– Pontes Indestrutíveis 

– Não deixe o mar te engolir 

– O Coro vai Comê 

– Te levar daqui 

– Ela Vai Voltar 

– Tudo que ela gosta de escutar 

– Hoje eu acordei feliz 

– Quinta-Feira 

– Lutar pelo que é meu 

– Vícios e Virtudes 

 

Serviço: 

 

Nova Orquestra Edição Vale música: 

“Dias de Luta Dias de Glória” 

Um tributo a Charlie Brown Jr. 

Regência: Éder Paolozzi  

Datas:  

20/10 – Rio de Janeiro (RJ) 

Local: Teatro Clara Nunes 

Horário: 20h 

Classificação: Livre 

 

21/10 – Brasília (DF) 

Local: Auditório Planalto  

Horário: 20h 

Classificação: Livre 

 

23/10 – Corumbá (MS) 

Local: Moinho Cultural 

Horário: 20h 

Classificação: Livre 

 

25/10 – São Luís (MA) 

Local: Teatro Arthur Azevedo 

Horário: 20h 

Classificação: Livre