Alunos do Vale Música participam de residência artística com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Até o fim do ano, alguns dos maiores instrumentistas do país se reúnem com os alunos do programa em ciclos de ensino, em encontros na Serra e no Rio de Janeiro

Alunos e alunas do Projeto Vale Música Espírito Santo viverão uma experiência única ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre os dias 19 e 25 de outubro, um grupo de estudantes participará de uma residência artística na sede da Orquestra, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios e culmina de forma especial: os jovens terão a oportunidade de tocar junto com a OSB em um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – um dos palcos mais prestigiados do país. 

Os alunos que participam da residência artística com a OSB são Bismark Mota (tuba), Elen Cristina (trompete), Lucas Damasceno (trompete), Mariana Aguiar (viola), Leonardo Rodrigues (baixo), Adler Leonardo (clarinete), Débora Savelli (clarinete), Davi Antunes (trompa), Thaynna Eustachio (fagote), Rhyan Trindade (trombone), Marcely Santos de Oliveira (viola) e Ana Carolina Santos (flauta), com a orientação da professora Ludhymila Bruzzi. 

Já entre os dias 26 e 28 do mesmo mês, são os músicos da OSB que estarão na Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental, no município de Serra. Eles vão promover, junto aos alunos do Projeto Vale Música, uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades. 

No dia 11 de dezembro, os jovens de Serra voltarão ao Rio de Janeiro, desta vez para um grande concerto que vai reunir músicos da OSB e jovens talentos dos polos Vale Música Espírito Santo (ES), Belém (PA) e Corumbá (MS). Será uma apresentação ao ar livre, no Aterro do Flamengo, para celebrar o fim das ações de 2022. 

As atividades são parte do Conexões Musicais – projeto de educação musical da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto, criado em 2017, funciona como uma espécie de diálogo entre a Orquestra e jovens músicos Brasil afora, pretendendo revelar talentos, despertar o interesse pela música e disseminar o conhecimento e a técnica da OSB pelo país. 

“Estes encontros dos músicos da OSB com os jovens talentos dos projetos do Programa Vale Música são muito aguardados. Conseguimos acompanhar o avanço e amadurecimento de cada um. Os encontros aprofundam ainda mais essas relações que nutrimos com tanta atenção nos últimos anos”, explica o diretor executivo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares. 


SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA: 

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. 

 
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.  

 
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
 

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org 

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

SIGA A OSB: 

osb.com.br 

conexoesmusicais.com.br 

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira 

Youtube – /sinfonicabrasileira 

Instagram – @OSBrasileira 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Mario Camelo
+55 (21) 99992-3644
[email protected] 

 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]