No ano em que a banda Charlie Brown Jr. completa 30 anos, um grupo de 12 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo vai participar de uma turnê realizada pela Nova Orquestra em homenagem à lendária banda de rock paulista.
Intitulado “Dias de Lutas, Dias de Glória – Um tributo a Charlie Brown Jr.”, o concerto terá a regência do maestro e diretor artístico da Nova Orquestra, Éder Paolozzi, com a presença de alunos do Programa Vale Música dos Estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
João Margon, Flávio Ribeiro, Samuel Cabidele, João Pedro Albernaz e Maria Júlia (violino), Marcos Vinicius (viola), Joyce Santos e Júlia Castilhos (cellos), Ludmila Rocha (flauta), Katt Kesley (clarineta), Felipe Francisco (trombone) e Tyago Boamorte (trompete) são os alunos capixabas selecionados para o projeto.
A turnê passará por quatro cidades no mês de outubro: Rio de Janeiro (20), Brasília (21), Corumbá (23) e São Luís (25). Os concertos são gratuitos ou a preços populares. O repertório vai apresentar versões orquestradas de canções inesquecíveis como “Zóio de Lua”, “Só os Loucos Sabem” e “Proibida pra Mim”, entre outras.
Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra integra a rede colaborativa do Programa Vale Música e é um dos grupos patrocinados pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Éder Paolozzi, regente titular da Nova Orquestra, destaca a importância de fazer um tributo na efeméride de 30 anos da banda: “É com muita alegria e entusiasmo que nos debruçamos sobre a obra de uma das maiores bandas do rock nacional, que está completando 30 anos, o que é muito emblemático. Uma banda que não perdeu sua relevância e que abraçou uma juventude sedenta por um novo som, um novo rock, com letras que falam de temas do dia a dia de nossos músicos e do público e que não perdem a atualidade. Já tínhamos passado por bandas ícones do rock internacional e agora visitamos a obra dessa banda tão querida por todos e com uma sonoridade muito marcante que buscaremos reproduzir dentro da linguagem orquestral. São clássicos que merecem e comportam essa homenagem e celebração”, comenta.
Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, comemora a realização do projeto: “Cair na estrada mais uma vez com os alunos dos Projetos Vale Música é de uma felicidade sem palavras, ainda mais homenageando uma das bandas mais importantes de rock do Brasil. É a Nova Orquestra sendo o que se propõe desde o primeiro dia, um projeto de todos para todos!”.
Essa é a terceira vez que a Nova Orquestra e o Programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a segunda turnê pelo país. Em abril, o concerto “Exagerado”, com sucessos de Cazuza, passou por quatro estados com apresentações esgotadas.
“Para o Instituto Cultural Vale, é uma honra estar junto com a Nova Orquestra e jovens talentos celebrando a banda Charlie Brown Jr. E é inspirador que essa celebração aconteça por meio dos jovens do nosso programa de formação musical, o Vale Música. Esse encontro certamente é um presente para o público!”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Sobre a Nova Orquestra
Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a música de concerto, surpreendendo o público com repertórios criativos e inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.
Sobre o Programa Vale Música
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro Estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Repertório:
– Dias de Luta, Dias de Glória
– Lugar ao Sol
– Zóio de Lula
– Só os Loucos Sabem
– Só por uma noite
– Proibida pra Mim
– Pontes Indestrutíveis
– Não deixe o mar te engolir
– O Coro vai Comê
– Te levar daqui
– Ela Vai Voltar
– Tudo que ela gosta de escutar
– Hoje eu acordei feliz
– Quinta-Feira
– Lutar pelo que é meu
– Vícios e Virtudes
Serviço:
Nova Orquestra Edição Vale música:
“Dias de Luta Dias de Glória”
Um tributo a Charlie Brown Jr.
Regência: Éder Paolozzi
Datas:
20/10 – Rio de Janeiro (RJ)
Local: Teatro Clara Nunes
Horário: 20h
Classificação: Livre
21/10 – Brasília (DF)
Local: Auditório Planalto
Horário: 20h
Classificação: Livre
23/10 – Corumbá (MS)
Local: Moinho Cultural
Horário: 20h
Classificação: Livre
25/10 – São Luís (MA)
Local: Teatro Arthur Azevedo
Horário: 20h
Classificação: Livre