Vale Música divulga inscrições homologadas para Programa de Monitoria Instrumental

Programa tem a finalidade de admitir monitores para atuar como spallas e chefes de naipes dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo. Foto: Fábio Prieto

A Estação Conhecimento de Serra, parceiro responsável pela gestão e execução do Projeto Vale Música Espírito Santo, divulgou a lista com as inscrições homologadas para o Programa de Monitoria Instrumental 2022/2023, visando ao preenchimento de 41 vagas nos Grupos de Referência do Projeto – Camerata/Orquestra Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música, Vale Música Jazz Band e Coral Jovem Vale Música -, com execução nos anos de 2022 e 2023. 

O Programa de Monitoria Instrumental admitirá monitores que atuarão como spallas e chefes de naipes nos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, como uma oportunidade de formação integral para jovens músicos de nível avançado, por meio de participação nas seguintes atividades: núcleo de Práticas de Conjunto; ensaios semanais, gerais e apresentações; e atuação como monitor/instrutor sob supervisão para beneficiários nível 1 e 2, quando necessário. 

Há vagas disponíveis para spalla nos grupos Camerata/Orquestra Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz Band. Em relação aos chefes de naipes, há vagas para monitores de violino, viola, contrabaixo acústico, violoncelo, flauta transversal, clarinete, fagote, clarone, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompete, trombone tenor, trombone baixo, trompa, tuba, percussão, bateria, voz soprano, voz contralto, voz tenor, voz barítono, guitarra, baixo elétrico e piano. As vagas que não forem preenchidas poderão ser remanejadas para outros instrumentos. 

Os monitores selecionados neste edital, enquanto forem membros dos Grupos de Referência, terão direito a uma bolsa incentivo mensal no valor de R$ 600,00, para os chefes de naipe, e R$ 800,00, para os spallas, durante 11 meses ininterruptos, no período de vigência entre outubro de 2022 a agosto de 2023.  

Os critérios de avaliação, incluindo execução instrumental e entrevista, estão detalhados no regulamento do edital. Após as etapas de avaliação, o resultado final deste edital será divulgado no site da Estação Conhecimento de Serra, no dia 13 de outubro de 2022, com início das atividades, para os aprovados, no dia 17 de outubro de 2022. 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 



SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES: 
 

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]