Vale Música apresenta concerto em homenagem a ícone do jazz

A Vale Música Jazz Band vai executar composições do célebre líder de orquestra Duke Ellington, nesta sexta-feira, no Centro Cultural Sesc Glória, com participação dos pianistas Cliff Korman e Fabiano Araújo. Foto: Gabriel Lôrdello

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Vale Música Jazz Band vai executar a obra de um dos maiores nomes do jazz no concerto “Homenagem a Duke Ellington”, nesta sexta-feira (30), às 20h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Com regência do maestro Eduardo Lucas, o espetáculo reunirá músicas do compositor, pianista e líder de orquestra norte-americano Duke Ellington (1899-1974), com a participação especial dos pianistas Cliff Korman e Fabiano Araújo. 

A entrada para o concerto é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19h. O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

De acordo com o maestro Eduardo Lucas, a preparação para este concerto começou há um ano, e os integrantes da Vale Música Jazz Band estão empolgados com a oportunidade de apresentar o repertório deste ícone da música popular norte-americana. “Os arranjos do programa são originais, transcritos pelo pesquisador estadunidense David Berger, a partir das gravações da big band de Duke Ellington”, adianta o regente, que destaca o papel do maestro da Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal de Educação (Ifes), Célio Paula, na consolidação do projeto: “A contribuição do maestro Célio nos ensaios foi fundamental para o entendimento da linguagem e da improvisação”, pontua. 

Em atividade desde 2015, a Vale Música Jazz Band possui 19 integrantes. O grupo coleciona no currículo concertos marcantes ao lado do pianista Gilson Peranzzetta e da cantora Indiana Nomma – hondurenha radicada no Brasil -, assim como a participação no Festival I Love Jazz (MG), com a cantora Alma Thomas, no concerto “Divas do Jazz”. Em dezembro de 2021, a Vale Música Jazz Band dividiu o palco com João Bosco, em Vitória, no concerto comemorativo aos 20 anos do Vale Música no Espírito Santo. 


Genealogia do jazz
 

No concerto “Homenagem a Duke Ellington”, a Vale Música Jazz Band fará uma abordagem histórica do repertório do compositor, destacando a sua importância para a genealogia do jazz.  

O programa será dividido em três etapas: no primeiro set, o pianista norte-americano Cliff Korman vai se apresentar com a banda; no segundo set, o grupo terá a companhia do pianista Fabiano Araújo; e a parte final ficará exclusivamente com os integrantes da Vale Música Jazz Band, sob a regência de Eduardo Lucas. O repertório incluirá números consagrados de Duke Ellington, como “Caravan”, “I Don’t  Mean a Thing” e “Satin Doll”. “Temos desde obras da década de 1930, que fazem referência à Era do Swing, até composições da década de 1970, como ‘Chinoiserie’, inserida no jazz fusion, que consiste na mistura do jazz com o rock, a música oriental, e a descoberta das escalas modais”, comenta o maestro. 

 

  • CONCERTO “HOMENAGEM A DUKE ELLINGTON”  


Com a Vale Música Jazz Band 
 

Regência: Eduardo Lucas 

Participação: Cliff Korman e Fabiano Araújo 

Data: 30 de setembro (sexta-feira)  

Horário: 20h 

Local: Teatro Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória – CEP. 29.010-002. 

Ingressos: gratuitos (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19h) 

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura 

Parceiro executor: Estação Conhecimento de Serra 

Realização: Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura 

Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o espetáculo irá disponibilizar tradução intérprete da Língua Brasileira de Sinais. 

 

  • SOBRE DUKE ELLINGTON: 

 

Considerado o maior compositor de jazz americano de todos os tempos, Edward Kennedy “Duke” Ellington nasceu em Washington, em 29 de abril de 1899, e morreu em Nova York, em 24 de maio de 1974.  

Pianista e líder de orquestra, foi distinguido com a Presidential Medal of Freedom (condecoração americana) em 1969 e com a Legião de Honra (condecoração francesa) em 1973, sendo ambas as distinções as mais elevadas que um civil pode receber. Foi ainda o primeiro músico de jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo, e foi honoris causa nas mais importantes universidades do mundo. 

A música de Duke Ellington representa uma das maiores influências no jazz desde a década de 1920 até a contemporaneidade. Compôs mais de três mil canções, notabilizando-se por sucessos como “Take the A Train” (letra e música por Billy Strayhorn), “Satin Doll”, “Rockin’ in Rhythm”, “Mood Indigo”, “Caravan”, “Sophisticated Lady”, e “It Don’t Mean a Thing (If It Ain’t Got that Swing)”. 

Ao longo de sua carreira, Duke Ellington gravou com grandes nomes do jazz, como Count Basie, Dizzy Gillespie, Tommy Dorsey, Joe Pass, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Coleman Hawkins, Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane, Ella Fitzgerald e Ray Brown, entre outros cantores e instrumentistas. 

 

  • PROGRAMA: 

 

1º set – Cliff Korman  

1 – Swampy River/Rio Pantanoso (1928) –  

Compositor: Duke Ellington  

2 – In A sentimental mood / Em um humor sentimental (1935)  

Compositor: Duke Ellington  

3 – Diminuendo and crescendo in blue (1937)  

Compositor: Duke Ellington  

Transcrição: David Berger (Clifford Korman) 

4 – Take the “A” train / Pegue o Trem A (1941)  

Compositor: Billy Strayhorn e Duke Ellington 

5 – Single Petal of A Rose / (1959)  

Compositor: Duke Ellington 

6 – Happy-Go-Lucky-Local (1946), retirada da The Deep South Suite –  

Compositor: Billy Strayhorn e Duke Ellington  

 

2º set – Fabiano Araújo 

7 – Mood indigo / Humor Índigo (1930)  

Compositor: Duke Ellington, Barney Bigard e letra de Irving Mills  

8 – Echoes of harlem / Ecos do Harlem (1936)  

Compositor: Duke Ellington – Transcrição David Berger  

9 – Flirtbird / Paquerador (1959)  

Compositor: Duke Ellington – Transcrição David Berger  

10 – Bonga (Empty Town Blues) / Blues da cidade vazia (1963)  

Compositor: Duke Ellington – Transcrição David Berger  

11 – Half the fun / Metade da diversão (1957)  

Compositor: Billy Strayhorn e Duke Ellington  

Transcrição: David Berger e Mark Lopeman 

  

3º set  

12 – Lotus blossom / Flor de Lótus (1967)  

Compositor: Billy Strayhorn  

Transcrição: Albert de la fuente  

Solista: Matheus Germano  

13 – It Don’t Mean a Thing / Não significa nada (If It Ain’t Got That Swing / se não tiver esse balanço) (1932)  

Compositor: Duke Ellington / Irving Mills  

Arranjo: Rafael Rocha 

14 – Caravan / Caravana (1946)  

Compositor: Duke Ellington, Irving Mills e Juan Tizol 

15 – Satin Doll / Boneca de Cetim (1953)  

Compositor: Billy Strayhorn e Duke Ellington 

16 – Chinoiserie (1971)  

Compositor: Duke Ellington  

Transcrição: David Berger (Fabiano Araújo) 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]