Banda Sinfônica Vale Música traz a peça “Pedro e um Sonho” para o contexto da periferia de Vitória

Inspirado na fábula infantil “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Prokofiev, concerto será apresentado nos dias 14 e 15 de junho, no Centro Cultural Sesc-Glória 

Quem nunca se divertiu com a história infantil “Pedro e o Lobo”? Criada pelo compositor russo Sergei Prokofiev em 1936, com o objetivo de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos, a fábula musical acaba de ganhar uma releitura contemporânea da Banda Sinfônica Vale Música, um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo. Intitulada “Pedro e um Sonho”, a peça será apresentada dentro da série Concertos Didáticos, nos dias 14 e 15 de junho, no Centro Cultural Sesc-Glória, com regência do maestro Eduardo Lucas. As apresentações serão às 15h, com entrada franca, destinada a estudantes da rede pública estadual.  

Os concertos têm patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A obra original trata da relação de Pedro com animais, a partir de um enredo infantil no qual cada personagem é representado por um instrumento diferente. A adaptação transporta a história para o contexto da periferia de Vitória, com textos de Daiana Rocha e Adriano Monteiro e narração de Janio Silva, mantendo o papel dos instrumentos como condutores da narrativa. 

Idealizador da releitura, o maestro Eduardo Lucas conta que a ideia é trazer a peça “Pedro e o Lobo” para o contexto periférico e para a contemporaneidade. Saem de cena o lobo, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores, e no seu lugar entram adolescentes de comunidades de Vitória, a polícia e o confronto entre facções. As situações giram em torno do dia a dia do adolescente Pedro e de seus amigos, levantando questões relacionadas à cidadania e igualdade racial. “O personagem nasce na região periférica da Grande Vitória e, por conta de todo o contexto da violência urbana, da criminalidade, da guerra de facções e das operações policiais nas favelas, ele acaba perdendo um amigo. A nossa adaptação deixa de uma obra infantil e passa a ser infantojuvenil, trazendo consigo as questões da contemporaneidade como a violência urbana e a desigualdade social”, adianta o maestro Eduardo Lucas. 

O regente lembra que “Pedro e um Sonho” consiste em uma obra programática, na qual a melodia dialoga com os personagens. Assim, a Banda Sinfônica executa o roteiro musical juntamente com a narrativa. “Cada personagem tem um leitmotiv (motivo condutor)”, observa Eduardo Lucas. “A adaptação fala sobre o poder de transformação local e territorial do jovem, e está relacionada à atividade desenvolvida com os alunos do Vale Música na Estação Conhecimento de Serra, que é incentivar o protagonismo do jovem como transformador social”, completa o maestro. 

Roteiro 

Para os roteiristas Adriano Monteiro e Daiana Rocha, fazer a adaptação de uma peça clássica russa para o contexto social das realidades periféricas de Vitória nos dias atuais, respeitando sua essência original, representou um desafio para a dupla. “Nosso desejo é que o público se emocione com a história de Pedro, que possa ter uma experiência imersiva e reflexiva com cada melodia tocada pela Banda Sinfônica. E, assim, adentrar nos dilemas do personagem principal: o sonho de fazer uma faculdade e ajudar sua comunidade em meio à violência que o cerca”, afirma Adriano. 

“A história se entrelaça por outros personagens e temas, e escrever sobre tudo isso também foi escrever um pouco sobre nós. Assim como certamente conhecemos algum Pedro espalhado pela cidade nos dias atuais”, acrescenta Daiana. 

  

  • PROGRAME-SE: 

Concerto Didático “Pedro e um Sonho” 
Adaptação de “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev 
Com a Banda Sinfônica Vale Música 
Regência: Eduardo Lucas  
Dias 14 e 15 de junho, às 15h, no Centro Cultural Sesc-Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória, CEP. 29.010-002 
Texto: Daiana Rocha e Adriano Monteiro 
Narração: Janio Silva 
Entrada franca  
Público-alvo: estudantes de escolas públicas municipais e estaduais 
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura 

 

SOBRE A BANDA SINFÔNICA VALE MÚSICA: 

Formada em 2014, a Banda Sinfônica Vale Música é composta por 50 alunos, sob a regência do maestro Eduardo Lucas. O grupo conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina e Tim Maia. Também realizou apresentações temáticas dedicadas a Trilhas Sonoras de Filmes, ao centenário do samba, aos Concertos da Copa, ao samba-rock e a homenagem aos 70 anos de Djavan. Em dezembro de 2020, diante da pandemia da Covid-19, a Banda Sinfônica Vale Música apresentou o Concerto Virtual “Cosmos: o Caos, o Acaso e o Trágico”, com todas as gravações feitas pelos alunos em suas próprias casas. 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita +às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 
Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 
José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]