Vale Música recebe visita da Jazz Band EMA, de Afonso Cláudio

Estudantes da Escola Municipal Agrícola participaram de oficinas e tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Projeto Vale Música Espírito Santo, na Estação Conhecimento de Serra 

Nesta segunda-feira (06/06), os professores e alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo receberam a visita dos alunos da Jazz Band EMA, formada por estudantes da Escola Municipal Agrícola, do município de Afonso Cláudio. Durante a manhã os alunos tiveram a oportunidade de participar de oficinas ministradas pela equipe do Projeto Vale Música, com ênfase em regência e em instrumentos como sax alto e tenor, flauta, clarinete, trompete, trombone, piano, violão e bateria. Durante a tarde, o grupo acompanhou as atividades da Vale Música Jazz Band. 

 A visita aconteceu na Estação Conhecimento de Serra, sede do Projeto Vale Música Espírito Santo, no bairro Cidade Continental, na Serra. 

O intercâmbio faz parte da ampliação do campo de atuação do Projeto Vale Música por meio da imersão e da residência artística com diversos músicos e instituições, conforme destaca o maestro Eduardo Lucas.  

Regente da Vale Música Jazz Band e da Banda Sinfônica Vale Música, ele observa que a criação da Jazz Band EMA é um desdobramento do Vale Música, uma vez que o responsável pelo projeto, Marcelo Dutra Coutinho, é ex-aluno do Curso de Introdução à Regência do Programa Vale Música. “A criação e a organização desse projeto, bem como a sua apresentação para o Edital da Secretaria de Estado da Cultura, foi um dos conteúdos do Curso de Introdução à Regência”, comenta Eduardo Lucas.  

O regente lembra que outras instituições, como a Banda Sinfônica de Afonso Cláudio e a Fames Jazz Band, também tiveram a oportunidade de visitar a sede do Projeto Vale Música para a troca de experiências com os alunos. “Isso é estratégico para nós e para que as pessoas conheçam um pouco da nossa estrutura e dinâmica de trabalho: os nossos espaços, a troca de experiências, para motivar os alunos através do contato e da interação com os alunos do Vale Música”, completa. 

Para o coordenador da Jazz Band EMA, Marcelo Dutra Coutinho, o intercâmbio é importante por proporcionar aos alunos o contato com outros professores de música e também com crianças e adolescentes da mesma faixa etária e que se dedicam aos estudos musicais. “Os alunos do Vale Música já alcançaram muitos avanços com aulas, encontros e shows com artistas renomados”, aponta. 

Jazz Band EMA 

Em atividade desde o início de novembro, a Jazz Band EMA funciona na Escola Municipal Agrícola, no Vale do Empoçado, onde Marcelo leciona aulas de música, com a participação de dezenas de alunos da creche até o 9º ano, empenhados em se aprofundar nos estudos musicais. “Atualmente temos 12 alunos na atuação da Jazz Band, porém, estamos em formação. No projeto de música contemplamos mais de 60 alunos, onde eles têm a oportunidade de participar de três grupos: o Coral de Flauta Doce, a Orquestra de Violões e a Jazz Band”, conta Marcelo. 

 Perfil  

Natural de Afonso Cláudio, Marcelo Dutra Coutinho é licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduando em Musicoterapia pelo Instituto de Humanização Fênix. Estudou saxofone popular na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e fez parte da oficina de música e Orquestra Pop & Jazz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória, sob a regência do maestro Célio Paula. Entre 2017 e 2019, atuou como saxofonista barítono na Vale Música Jazz Band.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55
(27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]