Alunos do Vale Música ES se apresentam na Expo Dubai

Concertos do Programa Vale Música acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre, e marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil 

Um grupo de alunos do Vale Música ES embarca nesta segunda-feira (14) para Dubai, nos Emirados Árabes. Os jovens vão integrar a Orquestra Vale Música, junto com os alunos dos polos do Programa Vale Música de Belém (PA) e Corumbá (MS), para se apresentar na Expo Dubai, um dos maiores eventos do mundo nas áreas de cultura, tecnologia, inovação e design. A Expo Dubai conta com a participação de mais de 190 países.  

Formada por 45 alunos, a Orquestra Vale Música vai realizar dois concertos, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre, sob a regência dos maestros Eduardo Lucas (ES), Eduardo Martinelli (MS) e Renan Cardoso (PA). Entre os spallas selecionados estão o capixaba Lucas Anizio, Caio Fortunato e Igor Amaro. 

O repertório promove uma viagem encantada pela riqueza natural brasileira, conduzida pelo clássico “Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2)”, de Heitor Villa-Lobos, um dos compositores sul-americanos mais conhecidos de todos os tempos. A viagem musical percorre os sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica, finalizando com o doce balanço da Bossa Nova e da “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. Entre os temas selecionados para representar as paisagens capixabas destacam-se as toadas de congo “A Baleia”, “Iaiá, você vai à Penha” e “Madalena do Jucu”, além da canção “Na Puxada de Rede”, de Amaro Lima e Chocolate. 

Os biomas também simbolizam os estados de origem dos estudantes – Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pará. Os concertos marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil e serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai no YouTube, às 10h, no horário de Brasília.  

Ensaios 

Os ensaios aconteceram na Estação Conhecimento de Serra, base do Projeto Vale Música ES, no último final de semana, onde os jovens músicos do Mato Grosso do Sul e do Pará se juntaram aos alunos capixabas visando à preparação para os concertos inéditos. Nesta terça (15), a equipe chega a Dubai.  Nas viagens e em todas as atividades serão tomados todos os cuidados em relação à Covid-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde, como uso de máscara, distanciamento e realização de testes. 

O grupo de alunos do Projeto Vale Música ES que participará das apresentações conta com Lucas Anizio (spalla), Flávio Ribeiro (violino 1), Samuel Cabidelle (violino 2), Deivid Magalhães (violino 2), Caique Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (cello), Leonardo Rodrigues (baixo acústico), Eduardo Mariano (sax alto), Matheus Damiani (sax tenor), Ailton Junior (trompete), Ricley Ribeiro (trombone), Samuel Nascimento (bateria), Wagner Nascimento (percussão) e Israel Cardoso (percussão).  

Esta será a primeira vez que a maioria desses jovens faz uma viagem internacional e tem a oportunidade de se apresentar fora do Brasil. É o caso do aluno de trombone Ricley Ribeiro, 21. Para o jovem, a participação na Expo Dubai será uma experiência única. “Essa viagem com o Vale Música para Dubai mostra o poder que a música tem de criar, transformar, oportunizar e realizar sonhos. Nunca viajei para fora do país e nunca andei de avião, então serão duas realizações de uma vez só”, revela Ricley. 

O maestro Eduardo Lucas explica que o repertório do concerto contempla paisagens sonoras de cada região do país. “Temos os ritmos próprios do Mato Grosso do Sul, com a proximidade dos países latinos; de Belém, que traz muito do carimbó; os congos do Espírito Santo, os baiões do Nordeste e o samba”, enumera o maestro, que pretende levar aos Emirados Árabes uma amostra da diversidade rítmica e cultural do Espírito Santo: “Teremos toadas tradicionais do congo capixaba e uma música pop que tem influências da nossa cultura negra e folclórica, que é ‘Na Puxada de Rede’”, observa.
 
 

  • O PROGRAMA:
     

PARTIDA 

O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos) 

Arranjo: Eduardo Martinelli 

Regência: Eduardo Martinelli 

CAATINGA 

Suíte Centenária: 

Xote das Meninas (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) 

Baião (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) 

Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) 

Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) 

A Vida do Viajante (Luiz Gonzaga/Gonzaguinha) 

Arranjo: Gilson Santos 

Regência: Renan Cardoso 

AMAZÔNIA 

Boi Bumbá (Waldemar Henrique) 

No Meio do Pitiú (Dona Onete) 

Arranjos: João Marcos Palheta 

Regência: Renan Cardoso 

PANTANAL 

Meu Pião de Brinquedo (H. Gimenez) 

Mercedita (Ramon Sisto Rios) 

Arranjo: Eduardo Martinelli 

Regência: Eduardo Martinelli 

MATA ATLÂNTICA 

Paisagens Capixabas: 

A Baleia (Folclore) 

Iaiá, você vai à Penha (Folclore) 

Madalena do Jucu (Folclore) 

Na Puxada de Rede (Amaro Lima e Chocolate) 

RETRATOS BRASILEIROS: 

Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu) 

Brasileirinho (Waldir Azevedo) 

Na Glória (Raul de Barros/Ari dos Santos) 

Flor de Lis (Djavan) 

Berimbau (Baden Powell/Vinícius de Moraes) 

Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) 

Pra que chorar?(Baden Powell/Vinícius de Moraes) 

Aquarela do Brasil (Ary Barroso) 

Arranjo: Gilson Santos 

Regência: Eduardo Lucas
 

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil. O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo envolvendo mais de 1000 alunos e 250 profissionais.   

  • SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]