Curso de Regência destaca a importância da percussão para grupos e orquestras

Professor do Projeto Vale Música ES, o músico percussionista Léo de Paula vai falar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência sobre o tema “Apontamentos sobre a Percussão para Regentes”, neste sábado (12), pela plataforma Zoom 

Quais os conhecimentos de percussão que um maestro e/ou regente deve ter para a condução e o desenvolvimento de uma orquestra ou grupo musical? Esta é a questão central da palestra que o professor do Núcleo de Percussão do Projeto Vale Música ES, Léo de Paula, irá apresentar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência. A atividade acontece neste sábado, das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom Meetings. 

Intitulada “Apontamentos sobre a Percussão para Regentes”, a aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional. 

Em sua palestra, o professor irá apontar questões relacionadas aos territórios percussivos que considera relevantes para a atuação dos regentes: “Pretendo provocar reflexões sobre a necessidade dos regentes conhecerem um pouco do universo percussivo para desempenhar um bom trabalho, dirigindo ensaios e conduzindo seus respectivos grupos. Isso vai desde informações sobre os instrumentos em si, passa por práticas musicai tipicamente percussivas, até curiosidades sobre equívocos de maestros que não se relacionaram suficientemente com a percussão”, adianta o professor. 

Na sua visão, iniciativas como o Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música colaboram para a formação de novos regentes e para o desenvolvimento do setor musical. “A realização deste curso revitaliza um ambiente fundamental para a promoção e desenvolvimento de grandes grupos musicais, como bandas, corais e orquestras. Em diversas situações, o maestro desempenha a função de professor e gestor em paralelo ao comando do grupo. Este curso é, portanto, de grande valia para esses profissionais, entre outros músicos interessados por esse ofício”, observa. 


Currículo 

Reconhecido no cenário musical do Espírito Santo por sua atuação como percussionista, professor, produtor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança, Léo de Paula atualmente é professor de percussão do Projeto Vale Música ES, instrutor de oficinas do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) e de cursos livres de música do Centro Cultural Sesc Glória. 

Bacharel em Música com habilitação em Percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), o músico apresentou-se em países como Holanda, Sérvia, Inglaterra e Estados Unidos (Carnegie Hall, Nova York), e em salas como o Teatro Municipal (RJ) e a Sala São Paulo (SP). Com a Camerata Brasil/Vale Música, realizou turnês nacionais e gravou dois CDs, sob a coordenação do maestro e pianista Marcelo Bratke, entre 2009 e 2013, obtendo reconhecimento internacional no “The New York Times” e na “BBC” Londres. 

De 2015 a 2019, apresentou-se em recitais-solo, recitais-palestra e ministrou oficinas em SESCs de estados como Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. De 2017 a 2019 realizou turnês na Rússia, apresentou-se e ministrou masterclasses em Moscou, Kazan e Ufá, com reconhecimento em canais de TVs locais. Em 2020, participou como instrumentista do flashmob online e diretor do Grupo de Percussão Vale Música dentro da programação do Festival “Drum Parade 2020”, em celebração ao aniversário de 317 anos da cidade de São Petersburgo. 

Compôs e gravou/executou ao vivo a trilha dos espetáculos de dança/teatro “Colorido ao Cinza” (2015), “Kalunga” (2017, 2018, 2021), “Macurá Dilê” (2019), “Terra sem Males” (2021) e “Ipuã” (2021). Em 2021, lançou seu primeiro álbum autoral, “Grão: Território Percussivo”, no qual explora as diferentes possibilidades da percussão contemporânea. 

 

O Curso 

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música ES e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom.  

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.   


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.  

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]