Estação em Rede apresenta ações transformadoras desenvolvidas por jovens em seus territórios

Entre os projetos criados e executados pelos jovens participantes do 2º Ciclo de Formação Empreendedora estão iniciativas ligadas a artesanato, negócios, leitura, cinema e esportes 

Desenvolvido pela Estação Conhecimento de Serra com o objetivo de estimular os jovens a criar projetos que geram impacto em seus territórios, o Projeto Estação em Rede encerra o ano de 2021 com a execução de 15 ações pelos adolescentes e jovens que participaram do 2º Ciclo de Formação Empreendedora. 

Durante dez meses, cerca de 100 adolescentes com idade entre 14 anos e 17 anos e 11 meses incompletos, moradores do município da Serra, participaram de um conjunto de oficinas online no campo da educação empreendedora e da inovação social, voltadas para o crescimento pessoal e para a criação e executação de projetos baseados em suas próprias ideias e contextos de vida. 

Os projetos foram selecionados de acordo com critérios como plano de ação, viabilidade de execução, orçamento, mobilização da ação, adaptação à pandemia de Covid-19 e sustentabilidade das ações.  

O resultado dessa imersão se traduziu em diversas ações no campo do empreendedorismo e do protagonismo juvenil. É o caso do Projeto Aprender Brincando, por meio do qual mais de 30 crianças aprenderam a criar seus próprios brinquedos através de materiais reciclados. A ação foi realizada no Centro Cultural Eliziário Rangel, no bairro São Diogo I.  

Outra iniciativa inovadora foi a KPJ Decorações, realizada na Escola Estadual Jones José do Nascimento, no bairro Central Carapina, onde o grupo responsável pela ação ensinou as crianças e adolescentes técnicas para desenhar em madeiras de pinus e fazer plaquinhas decorativas com elas. Também em Central Carapina, o Projeto Caminho do Bem desenvolveu a oficina  Alfajor GSC, com o intuito de ensinar crianças e adolescentes da comunidade a fazer alfajores de diversos sabores, que ao final foram compartilhados por todos.  

Por sua vez, a ação Artesanatos do Futuro apresentou técnicas de artesanato e noções de MEI e empreendedorismo a adolescentes e jovens moradores de Balneário de Carapebus. “Minha caixinha ficou bem bacana, vou guardar meus esmaltes nela e quem sabe até começar a empreender mais pra frente”, afirmou a participante Letícia Silva, 17 anos.  

O conjunto de ações executados pelos jovens incluiu iniciativas voltadas para arte, cinema, incentivo à leitura, maquiagem, esporte e distribuição de agasalhos.  De acordo com o pedagogo do Projeto Estação em Rede, Ruan Pablo Corrêa Ricardo, o resultado demonstra o papel dos adolescentes e jovens enquanto agentes transformadores de suas comunidades. “Reconhecer as habilidades e potências dos adolescentes, bem como de seus territórios, é muito satisfatório. Dar voz e vez aos adolescentes é permitir que eles possam projetar um amanhã melhor para si e para o outro, pois, mesmo com pouca idade, já estão atuando enquanto agentes de transformação em seus territórios, fazendo a diferença por meio de ações como clubes de promoção à leitura, oficinas de empoderamento feminino, oficinas de criatividade para crianças, jornal comunitário, entre outras ideias superpositivas”, comenta Ruan. 

Para a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, por meio do Projeto Estação em Rede a instituição promove o reconhecimento das potencialidades de adolescentes e jovens. “Ampliamos muito nosso conceito por percebermos a potência dos adolescentes/jovens e seu poder de inovação nas comunidades onde vivem”, afirma.

CONHEÇA AS AÇÕES DO ESTAÇÃO EM REDE 2021:

APRENDER BRINCANDO 

Data: 6, 13, 20 e 27 de agosto de 2021  

Bairro: São Diogo I – Centro Cultural Eliziário Rangel  

Nº de participantes: 31 crianças em momentos diferentes 

O que aconteceu na ação: A ação foi realizada no Centro Cultural Eliziário Rangel, durou um mês e reuniu algumas crianças do território que aprenderam a criar seus próprios brinquedos através de materiais reciclados. Os brinquedos eram diversos e tinham o objetivo pedagógico que auxilia na cognição e na coordenação motora das crianças.  

Depoimentos de participantes:  

“Foi bem divertido, aprendi a fazer vários brinquedos com materiais que tenho em casa”. (Alana Ferri, 5 anos) 

“Eu gostei bastante, foi bem legal! A tia Nicole ensinou direitinho”. (Eduardo, 6 anos) 

KPJ DECORAÇÕES 

Data: 09, 16, 23 e 30 de agosto e 06, 13, 20 e 27 de setembro de 2021 

Bairro: Central Carapina – Escola Estadual Jones José do Nascimento 

Nº de participantes: 60 crianças e adolescentes. 

O que aconteceu na ação: A ação aconteceu com algumas turmas na Escola Jones José do Nascimento. O grupo ensinou as crianças e adolescentes técnicas para desenho em madeiras de pinus e a fazer plaquinhas decorativas com elas. O treinamento durou cerca de dois meses e, além das técnicas, os participantes foram estimulados a empreender com que eles aprenderam na ação.  

Depoimentos de participantes:  

“Estou apaixonada pelos quadrinhos que eu fiz, achei bem criativo”. (Ana Clara, 14 anos) 

“Amei a professora e amei a ação, gosto muito de pintar e nunca tinha visto assim, em quadrinho direto na madeira, vou fazer vários”. (Luíza Vieira, 13 anos) 

ARTESANATOS DO FUTURO 

Data: 23 de outubro de 2021 

Bairro: Balneário de Carapebus 

Nº de participantes: 6 Jovens de 15 a 26 anos  

O que aconteceu na ação: Foi uma formação com o intuito de ensinar técnicas de artesanato e noções de MEI e empreendedorismo.  

Depoimentos de participantes: 

 “Minha caixinha ficou bem bacana, vou guardar meus esmaltes nela e quem sabe até começar a empreender mais pra frente”. (Letícia Silva, 17 anos) 

“Nunca tinha mexido com artesanato, gostei da experiência”. (Gabriel Lucas, 16 anos) 

ALFAJOR GSC 

Data: 28 de novembro de 2021 

Bairro: Central Carapina – Projeto Caminho do Bem  

Nº de participantes: 14 crianças e adolescentes 

O que aconteceu na ação: O grupo pensou em uma experimentação de um empreendimento. Sua realização foi desenvolver alfajor que pudesse servir de aprendizado para outros adolescentes. O grupo promoveu uma oficina para a comunidade para fazer alfajores de diversos sabores, que ao final foram compartilhados por todos.  

Depoimentos de participantes: “Gostei da oportunidade de aprender coisas novas, não sei cozinhar, mas agora sei fazer alfajor.” (Angélica Alves, 17 anos) 

“Amei, vou fazer para minha avó experimentar e vou ensinar a ela. Ela vai amar!” (Maria Clara, 14 anos) 

BOLA NO GOL 

Data: 06 de novembro de 2021 

Bairro: Carapina Grande – Quadra do bairro 

Nº de participantes: 38 adolescentes e jovens 

O que aconteceu na ação: O grupo mobilizou alguns jovens e adolescentes, com atitudes de organização e estratégia, para montar alguns times visando à realização de um campeonato de futebol. No final do campeonato o time vencedor recebeu medalhas de honra ao mérito. 

Depoimentos de participantes: “Eu gostei muito de jogar, conheci pessoas novas e fiquei mais próximo da minha comunidade, pois nunca tinha jogado nessa quadra”. (Natanael Marques, 15 anos) 

“Meu time não ganhou, mas a experiência de ter jogado com meus amigos foi muito boa.” (José Vinicius, 16 anos) 

SONHOS DE PAPEL 

Data: 06 de novembro de 2021 

Bairro: Cidade Continental – Setor Europa – Estação Conhecimento 

Nº de participantes: 17 adolescentes 

O que aconteceu na ação: Foi um concurso para estimular a arte e valorizar adolescentes e jovens talentosos na área de desenhos e da escrita. No final do concurso os idealizadores realizaram uma avaliação e presentearam os vencedores do concurso de desenho e outro no concurso de escrita.  

Depoimentos de participantes: “Eu gostei, conheci pessoas que tinham os mesmos interesses que os meus. Além de tudo ser bem simpático, tem a parte de ter ganhado também.” (Paulo Sergio Ferreira Barbosa,16 anos) 

“Achei muito diferenciado o projeto. Nunca tinha participado de um projeto que envolvesse desenho, gostei muito da experiência, apesar de não ter ganhado.” (Sandro Guilherme Oliveira da Cunha,16 anos) 

THE GALAXY OF WORDS – CLUBE DE LEITURA 

Data: 07 de novembro de 2021 

Bairro: Laranjeiras – Parque da Cidade  

Nº de participantes: 10 adolescentes 

O que aconteceu na ação: A ação é um clube de leitura. Para o primeiro encontro do clube foi promovido um piquenique no Parque da Cidade para distribuir os livros e apresentar uma prévia do livro; a partir daí eles fizeram um grupo no Whatsapp para ter encontros semanais virtuais, onde discutiram a leitura do livro “Mentirosos”. 

Depoimentos de participantes: “Eu amo ler, e quando me chamaram para participar fiquei encantada. Gostei muito e estou amando meu livro”. (Amanda Rodrigues, 15 anos) 

“Estou muito empolgada para os próximos encontros. Eu estava à procura de um clube do livro e encontrei! No dia da ação fiz novas amizades e ficamos trocando mensagens no grupo diariamente sobre o livro que ganhamos”. (Ana Clara, 16 anos) 

PROJETO BCC 

Data: 13 de novembro de 2021 

Bairro: Cidade Continental – Setor América – Associação de Moradores  

Nº de participantes: 28 crianças 

 

O que aconteceu na ação: A ação promoveu uma interação com as crianças da comunidade, incentivando a leitura, a arte e o convívio social. Para isso, eles reuniram as crianças em um centro comunitário, distribuíram livros de histórias para crianças, fizeram brincadeiras, promoveram um teatro com contação de histórias e um momento para as crianças expressarem artisticamente aquilo que ouviram e perceberam nos livros de histórias.  

Depoimentos de participantes: “Eu amei participar dessa ação, foi muito divertida”. (Henry Rodrigues, 10 anos) 

“As historinhas foram bem legais, gostei muito de pintar e o lanchinho foi muito gostoso”. (Alice Davi Machado, 8 anos) 

ESTENDENDO ARTE 

Data: 15, 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2021 

Bairro da ação: Cidade Continental – Setor Ásia 

Nº de participantes: 160 crianças e adolescentes 

O que aconteceu na ação: A ação mobilizou os alunos da Escola Francisco Mendes, de Cidade Continental, promovendo um trabalho em conjunto com a professora de artes. Cada turma deveria escolher um tema para desenhar e trazer uma reflexão através do desenho. Após o desenho a turma votaria naquele que melhor representaria a camisa da turma; após a votação, cada representante da turma transferiu o seu desenho na camisa, que teve como produto final as camisas estendidas em uma exposição no varal no espaço escolar, onde os alunos passaram para admirar as artes.  

Depoimentos de participantes: “A exposição ficou muito bonita e os desenhos foram bem caprichados.” (Gabrielly, 13)  

“Foi divertido desenhar nas camisas e principalmente passar a mensagem contra o racismo e demais temas”. (Carlos, 14) 

“Eu queria muito pintar as camisas e fiz desenhos que poderiam se tornar estampas em outras camisas. A exposição ficou bonita”. (Mariana, 14) 

CINEMINHA DE LEI 

Data: 19 de novembro de 2021 

Bairro: São Diogo I 

Nº de participantes: 18 crianças, jovens e adultos 

O que aconteceu na ação: A ação ofereceu à comunidade de São Diogo a oportunidade de participar de um cinema interativo com o filme “Mãos Talentosas”. Após a sessão houve um momento de reflexão em uma roda de conversa e, para finalização da ação, o grupo providenciou um bingo como forma de agradecimento aos participantes. 

Depoimentos de participantes:  “Eu amei! Acho muito importante ter falado sobre racismo, a história do médico é inspiradora. Muito bonita! E a coragem da mãe dele também é linda.” (Bárbara Mazega, 33) 

“Achei o filme bem reflexivo e gostei do tema. Quero mais ações como essa” (Rosana Alves, 18 anos) 

SOU CAPOEIRA 

Data: 20 de novembro de 2021 

Bairro: Cidade Continental – Setor Europa – Estação Conhecimento  

Nº de participantes: 35 crianças e adolescentes  

O que aconteceu na ação: A ação contou com a participação especial de um mestre de capoeira que apresentou um pouco da história da capoeira e dos instrumentos utilizados para a roda de capoeira. Ao final ele deu um aulão para todos os participantes.   

Depoimentos: “Gostei muito de praticar com o pessoal, e agora tenho outra visão do que é a capoeira.” (Gabriel Costa, 17 anos)  

“Eu mudei minha opinião sobre a capoeira. Não sabia o quanto ela tinha importância no contexto histórico e o quanto ela era legal de praticar. Talvez eu procure uma academia para treinar.” (Rudson Fernandes,18 anos) 

MICRO-OLIMPÍADAS 

Data: 20 de novembro de 2021 

Bairro: Cidade Continental – Setor Ásia – Quadra Poliesportiva do setor Ásia 

Nº de participantes: 40 adolescentes e jovens 

O que aconteceu na ação: A ação mobilizou adolescentes e jovens da comunidade para participar de uma Micro-Olimpíadas com os esportes mais conhecidos, como o futebol, handebol e vôlei. No final houve entrega de medalhas para cada vencedor da modalidade esportiva. 

Depoimentos de participantes: “Achei bem divertido, conheci pessoas novas e a quadra da minha comunidade”. (Jackson Ronnie, 18 anos) 

“Ação show de bola, podia acontecer mais vezes. A equipe está de parabéns!” (Nicolas Fontoura, 16 anos)

 MAKE-UP + UMA PELA PELA OUTRA 

Data: 21 de novembro de 2021 

Bairro: Diamantina – Residência de moradora  

Nº de participantes: 18 mulheres 

O que aconteceu na ação: No início, teve uma palestra sobre autocuidado e bem-estar pessoal. Depois fizeram um tutorial de maquiagem fácil e com técnicas diferentes. No final, houve um sorteio de um buquê de maquiagem e liberaram um coffee-break para as participantes. 

Depoimentos de participantes: “Foi lindo, gostei muito e amei as falas de empoderamento feminino; foi muito aconchegante, e acolhedor e aprendi muito com as meninas, foi uma experiência muito divertida.” (Julia Kelly, 16, e a sua mãe) 

BIBLIOTECA NATURAL 

Data: 21 de novembro de 2021 

Bairro: Cidade Continental – Setor América 

Nº de participantes: 28 crianças e adolescentes 

O que aconteceu na ação: Teve como objetivo a interação com as crianças da comunidade, incentivando a leitura, a arte e o convívio social, objetivando a mobilização para a criação de hortas nas residências dos participantes. Para isso, eles reuniram as crianças em um centro comunitário, distribuíram livros de histórias relacionadas ao meio ambiente para crianças, brincadeiras, exposição dos desenhos, entrega das sementes e, por fim, um bingo para finalizar a ação. 

Depoimentos de participantes: “Achei uma ótima iniciativa, gostei do comprometimento e dedicação que os jovens tiveram com todas as crianças.” (Isabel, 26 anos). 

“Me diverti muito, os tios foram bem divertidos e eu pintei bastante. Quero muito fazer uma horta na minha casa com minha mãe.” (Sophia, 6 anos) 

AGASALHOS TAMBÉM SALVAM VIDAS 

Data: 22 de novembro de 2021 

Bairro: Centro Pop em Jardim Limoeiro e Abrigo Arco-Íris em Castelândia, Jacaraípe. 

Nº de participantes: 22 pessoas. 

O que aconteceu na ação: Consistiu na arrecadação, lavagem e passagem de peças de roupas. Cerca de 100 peças foram doadas nos dois abrigos. No Centro Pop, o número diário é de 70 pessoas, gerando, assim, um maior número de impactados. 

Depoimentos de participantes: 

 “Brabo, mano, isso aí de fortalecer a galera aí.” (Flaviano, 17 anos) 

“Incrível essa iniciativa, tantas pessoas que estão precisando”. (Ana Alice, 14 anos) 

“Temos que doar mesmo de bom coração porque muitos precisam.” (Vânia Macedo, 32 anos) 

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE SERRA: 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.  

 

  • Contatos 

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]