Aluna do Vale Música realiza o sonho de adquirir o primeiro saxofone

Raquel Vitória em ação com a Vale Música Jazz Band: “Tocar sax sempre foi o meu sonho” 
Beneficiária do projeto há três anos, Raquel Vitória é bolsista do Programa de Monitoria Instrumental do Programa Vale Música 

A aluna Raquel Vitória Conceição dos Santos, do Projeto Vale Música ES, tem motivos para comemorar: após três anos de dedicação aos estudos do saxofone, a jovem enfim realiza o sonho de adquirir o seu primeiro instrumento musical. Essa conquista foi possível graças à bolsa que Raquel recebe do Programa de Monitoria Instrumental do Programa Vale Música, criado em 2021 para incentivar monitores que atuam como spallas e chefes de naipes nos grupos de referência do projeto no Espírito Santo: Camerata Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música, Vale Música Jazz Band e Coral Jovem Vale Música.

Raquel tem 19 anos e conta que desde criança tinha o desejo de tocar sax. “Sempre foi o que eu queria desde os 8 anos, só que na época minha família não tinha condições de investir em um instrumento musical”, afirma Raquel, que aproveitou o Programa de Monitoria Instrumental para ampliar suas potencialidades e investir na carreira musical: “Foi muito importante. Eu queria muito ter meu primeiro saxofone e finalmente consegui realizar essa conquista com a bolsa da Monitoria, que foi uma porta que seu abriu para mim”, revela a saxofonista.  

Os monitores selecionados neste edital têm direito uma bolsa incentivo mensal no valor de R$ 600,00, para os chefes de naipe, e R$ 800,00 para os spallas, durante 10 meses ininterruptos, no período de vigência entre julho de 2021 a maio de 2022. Os bolsistas deste programa desenvolvem diversas atividades, como núcleo de Práticas de Conjunto, ciclo de Ações Pedagógicas Complementares (APC), ensaios semanais, gerais e apresentações; bem como a participação em todas as atividades remotas emergenciais em função da pandemia da Covid-19.  

Irmã gêmea da aluna de trompete Rebeca Vitória, também beneficiária do Vale Música, Raquel integra a Vale Música Jazz Band e a Banda Sinfônica Vale Música, grupos de referência com os quais viveu momentos emocionantes dentro do projeto. “Posso citar como momentos marcantes o meu primeiro concerto com a Vale Música Jazz Band, em Ouro Preto (MG), e a apresentação da Banda Sinfônica em homenagem a Djavan, na qual tive a oportunidade de solar em um concerto pela primeira vez. Esses momentos serviram de aprendizado para continuar seguindo o meu caminho na música”. 

  • INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

  • PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

  • PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES iniciou suas atividades no Espírito Santo no ano 2000. Atualmente o Projeto atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.  


MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:  

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 

[email protected] 

[email protected]