Professor da UniRio apresenta residência artística para alunos do Vale Música

Coordenador de projeto de extensão voltado para big bands, Thiago Trajano vai falar aos alunos da Vale Música Jazz Band neste sábado (18/09), por meio da plataforma Zoom

Os alunos da Vale Música Jazz Band terão uma programação especial no próximo sábado (18): eles vão participar de uma Residência Artística com Thiago Trajano, professor de Arranjo no Bacharelado em MPB da UniRio. Intitulada “Big Band UniRio visita – Papo de Mestre”, a atividade vai acontecer das 9h às 11h, por meio da plataforma Zoom, na qual o professor irá relatar sua experiência como coordenador do projeto de extensão “Big Band UniRio – interfaces com as diversas comunidades cariocas”.

O convite partiu do maestro Eduardo Lucas, tendo como público-alvo a Vale Música Jazz Band, considerada um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Serra. “A atividade é aberta, sem limitação de participação, em formato de entrevista/palestra”, adianta Thiago Trajano, que começou seus estudos musicais com o piano, quando tinha 10 anos, mas encontrou a veia musical através das cordas.

O violonista e guitarrista faz shows pelo Brasil desde os 17 anos e acompanhou diversos artistas como Soraya Ravenle, Alma Thomas, Antônio Adolfo, Dora Vergueiro e Dulce Quental. Com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), apresentou-se em concertos sob a regência de Kurt Masur, Roberto Minczuk e Jesus Figueiredo.

Como compositor e arranjador foi o segundo colocado no concurso de composição de temas de jazz do Komeda Jazz Festival – III Konkurs Kompozytorski, na Polônia, com a peça “Last Minute”; e segundo colocado no 8º Concurso Nacional de Música IBEU – Big Band, com a composição “Samba Canino”. Sua composição para big band “Maria’s Mood” foi gravada no CD “Paisagens do Rio”, da UFRJazz Ensemble, e o músico recebeu o Prêmio Bibi Ferreira 2015, na categoria Melhor Arranjo Original, para o espetáculo “Todos Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”.

No circuito acadêmico, Thiago Trajano conta no currículo com participações no 3º Congresso de Música do Maranhão (2001) e na 33ª e 35ª edições da Conferência Anual do International Association for Jazz Education (IAJE), em Nova York (EUA, 2006) e Toronto (Canadá, 2008). Em seu trabalho autoral, apresentou-se com quinteto em importantes espaços da cena instrumental carioca, como Vizta, Triboz, Santo Scenarium e Teatro Leblon (Festival de Jazz Beco das Garrafas), além de participar de festivais pelo Brasil. No Triboz, casa de shows especializada em jazz, fez uma residência de oito anos em duo com a cantora norte-americana Alma Thomas, apresentando repertório de clássicos do jazz focados na dupla Ella Fitzgerald e Joe Pass.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:
Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333 3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]