Alunas do Vale Música Serra participam de projeto com Di Ferrero e Roberta Campos

Rebeca Vitória (trompete)

 

Vitória Keulere (trombone)

 

Amanda Loureiro (trompa 1)

 

Yasmin Corrêa (trompa 2)

Quatro alunas do Projeto Vale Música Serra – Rebeca Vitória (trompete), Vitória Keulere (trombone), Amanda Loureiro (trompa 1) e Yasmin Corrêa (trompa 2) – gravaram participação no Projeto “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música”, desenvolvido pela Nova Orquestra, um dos grupos patrocinados pelo Instituto Cultural Vale, dentro do Programa Vale Música. A série vai unir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. O ex-vocalista do NX Zero, Di Ferrero, e a cantora Roberta Campos são os escolhidos para a primeira edição do projeto, que contará com o lançamento de dois videoclipes ao longo do mês de setembro.

Os vídeos serão disponibilizados no YouTube da Nova Orquestra, nos dias 15/09 (Di Ferrero) e 29/09 (Roberta Campos). As jovens capixabas gravaram as canções “Sentença”, de Di Ferrero, e “Minha Felicidade”, de Roberta Campos, e tiveram a oportunidade de conversar com os artistas por meio de transmissões online sobre temas como carreira musical, dicas e histórias da estrada.

Em função da pandemia da Covid-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota. As canções receberam arranjos inéditos de Ágatha Lima e cada aluno gravou sua participação individualmente e à distância, com o material em seguida sendo unificado em um processo de edição.

Iniciativa criada para promover e democratizar a música de concerto, a Nova Orquestra é um projeto pioneiro da Agência Olga, que se uniu ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. “Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros – Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará através de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. No projeto Encontros, quinze jovens, previamente selecionados pelos gestores dos polos do programa, participaram das gravações dos vídeos, sendo um com cada artista.

“Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do Programa Vale Música. Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

A cantora Roberta Campos disse ter ficado emocionada com a experiência: “Tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite do Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”.

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

Confira:
Série “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música”
Lançamento vídeo Di Ferrero
Data: 15 de setembro
Local: YouTube Nova Orquestra

Lançamento vídeo Roberta Campos
Data: 29 de setembro
Local: YouTube Nova Orquestra

OS ARTISTAS:

Di Ferrero
Conhecido por sua carreira à frente da banda NX Zero, o cantor possui uma trajetória de grande sucesso, com mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify.
Nascido em Mato Grosso do Sul, o artista morou desde os 12 anos em São Paulo e foi lá que, em 2004, entrou para a banda. Com NX Zero já concorreu nas maiores premiações de música brasileira, como o VMB e Prêmio Multishow de Música Brasileira, nas categorias: “Melhor Banda do Ano”, “Melhor Show”, “Hit do Ano”, e foi vencedor de “Melhor Cantor”, em 2011, no Multishow.

 

Roberta Campos
Uma das maiores vozes femininas da nova geração, Roberta já teve suas músicas em trilhas de mais de vinte novelas, e ultrapassou a marca de um bilhão de plays de suas músicas em todas as plataformas de streaming.
Mineira de Caetanópolis, a artista foi indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “Todo Caminho é Sorte”.

Sobre a Nova Orquestra:
Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

Sobre o Programa Vale Música:
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.

Sobre o Instituto Cultural Vale:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: MeAAUmorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Vale
Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
E-mail: [email protected]
[email protected]

Assessoria de Imprensa Nova Orquestra:
Marina Avellar
Rua Barão do Flamengo, 22 – Sala 804
Flamengo – Rio de Janeiro / RJ
E-mail: [email protected] | Tel: +55 21 98229-8542