Alunos da Estação Conhecimento são contemplados pelo programa Bolsa Atleta Capixaba

Patrick Junior Oliveira Alexandre e Analy Vitorya da Silva Santos foram selecionados para receber o incentivo do Governo Estadual por terem se destacado nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares

Os adolescentes Patrick Junior Oliveira Alexandre, de 15 anos, e Analy Vitorya da Silva Santos, de 14, são motivo de orgulho para suas famílias. Beneficiários da Estação Conhecimento de Serra, eles acabam de ser contemplados no Programa Bolsa Atleta Capixaba. O resultado preliminar do Edital 2021 do incentivo do governo estadual foi publicado nesta quarta (21), no Diário Oficial do Espírito Santo.

No total, 141 esportistas de alto rendimento foram selecionados, divididos em quatro categorias: Olímpica (2), Internacional (18), Nacional (82) e Estudantil (39). Patrick e Analy foram contemplados na categoria Estudantil, dentro das modalidades Atletismo e Atletismo Paralímpico, em função dos resultados obtidos por eles nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares em 2019. O resultado final tem previsão de divulgação pelo governo do Estado para o dia 03 de agosto.

Instituído em 2010, o Bolsa Atleta Capixaba tem como objetivo possibilitar a continuidade de treinamento a atletas e paratletas. A edição 2021 será recorde no número de contemplados no programa e em valor investido, o equivalente a cerca de R$ 2,2 milhões. O Professor de Atletismo da Estação Conhecimento de Serra, Diogo Mello da Rosa, lembra que o recurso irá possibilitar aos usuários o desenvolvimento de suas potencialidades. “É um aporte financeiro que pode subsidiar aspectos relativos ao desenvolvimento, tais como: equipamento esportivo pessoal, alimentação, entre outros. O valor da bolsa é de R$500,00, habilitada pela categoria Atleta Estudantil”, informa.

De acordo com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, o recurso ofertado mensalmente aos atletas deve ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamentos, suplementos alimentares e transporte urbano; para participação em treinamentos e competições, aquisição de material esportivo, vestimenta, pagamentos de técnicos e de mensalidades de academias de ginásticas credenciadas pelo Conselho Regional de Educação Física.

Destaque local e nacional

Diogo Mello da Rosa observa que tanto Patrick quanto Analy se destacaram em competições estaduais e classificaram-se para as etapas nacionais, onde conquistaram medalhas em suas respectivas modalidades.  “Analy foi campeã nacional nas provas de Arremesso do Peso e Lançamento da Pelota, e Patrick foi terceiro colocado no revezamento 4x75m”, detalha.

Em maio deste ano, Patrick também foi contemplado pelo programa Bolsa Atleta do governo federal. Na ocasião, afirmou que prêmios dessa natureza representam um passo importante para evoluir na carreira: “De certa forma, o jovem que ingressa na carreira de atleta espera conseguir grandes coisas. Então, para mim esse prêmio significa uma oportunidade para melhorar cada vez mais”.

A lista completa dos atletas selecionados no Programa Bolsa Atleta Capixaba está disponível no site da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer: https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/bolsa-atleta.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

No âmbito esportivo, as oficinas oferecidas pela Estação Conhecimento de Serra buscam associar estratégias de ampliação do repertório motor, de formação, de desenvolvimento e de aprimoramento técnico, permitindo que seus participantes experimentem suas potencialidades e limites no processo de construção coletiva das aulas. O esporte atende a 661 crianças e adolescentes nas seguintes modalidades: Atletismo, Futebol, Judô, Natação e Iniciação Esportiva. A Estação Conhecimento conta com uma estrutura de campo de futebol, campo de areia, pista de atletismo oficial, piscina semiolímpica, piscina de iniciação (infantil), espaço de academia e sala de judô.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]

Assessoria de Imprensa Vale
Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom