Webinário debate a importância da escuta e participação na educação integral

Roda de conversa online, que será realizada no dia 05/04, integra as atividades que objetivam à revisão do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Serra

Trazer os conceitos e a relevância da escuta de crianças e adolescentes para as diferentes equipes da Estação Conhecimento de Serra com o objetivo de ampliar os processos de aprendizagem dentro da instituição: estes são os principais temas a serem debatidos no Webinário “Escuta e participação de crianças e comunidades: desafios e oportunidades em práticas da Educação Integral”, que será realizado no próximo dia 05/04, das 9h às 12h, por meio da plataforma Zoom. Este será o nono encontro do processo formativo de revisão do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Serra, que conta com a organização da empresa Cidade Escola Aprendiz.

O Webinário terá a participação de 47 profissionais que compõem as diversas equipes da Estação Conhecimento de Serra, incluindo o corpo gestor, equipe multidisciplinar (assistente social, pedagogos, nutricionista, supervisores de áreas), educadores (Esporte, Vale Música, Estação em Rede, Projeto Badu etc) e a equipe terceirizada (responsável por manutenção, limpeza e cozinha).

O encontro terá como convidados o Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Levindo Diniz Carvalho; e a Organização Social Cidade Quintal (Vitória-ES), que busca transformar positivamente a cidade a partir de projetos de arte, do design, do urbanismo e da antropologia urbana.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Levindo Diniz Carvalho vai falar sobre os temas “Educação Integral e Participação”, “Protagonismo infantil”, “Experiências em escuta e participação de crianças, adolescentes e jovens” e “A escuta das crianças em tempo de pandemia”. Por sua vez, a Organização Social Cidade Quintal vai destacar o significado da cidade nos processos educativos e o papel educador das intervenções urbanas, sob o prisma de trabalhos desenvolvidos a partir da escuta de crianças, adolescentes e jovens.

Gestora de projetos na Cidade Escola Aprendiz, Lia Salomão Lopes observa que o Webinário se propõe a debater de que forma a Estação Conhecimento de Serra poderá utilizar os processos de escuta e participação para buscar a excelência no atendimento integral às crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição. Ela destaca que a revisão do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Serra é construído a partir do trabalho conjunto de cinco comissões: Comissão de Mapeamento, Comissão de Práticas Pedagógicas, Comissão de Gestão e Participação, Comissão de Sistematização e Comissão de Inovação e Tecnologia. “Dentro dessas cinco comissões surgiu a necessidade de qualificar o que é uma escuta, os sistemas e canais de participação dentro de uma instituição que se propõe a trabalhar com educação integral”, comenta a gestora. Segundo Lia, para aperfeiçoar as aprendizagens geradas a partir da vivência na Estação Conhecimento de Serra, é necessário conhecer mais o educando e as demandas dos beneficiários, além de ampliar os canais de participação, comunicação e transparência dos processos internos. “Como estamos nesse momento de perguntar como fazer, como trazer esses processos para dentro da instituição, os convidados vão trazer exemplos, dizer como eles fazem, como eles fizeram, abrindo o leque de oportunidades e possibilidades para a Estação Conhecimento trabalhar”, finaliza.

  • Saiba mais:

Webinário “Escuta e participação de crianças e comunidades: desafios e oportunidades em práticas da Educação Integral”.

Quando: 05/04 (segunda-feira), das 9h às 12h, por meio da plataforma Zoom.

  • Roteiro do Encontro:

9h – Bem vindes!

9h10 – Alongamento e preparação do corpo (Educador Esporte)

9h20 – Fala da Gestora de Projetos na Cidade Escola Aprendiz, Lia Salomão Lopes: A identificação da necessidade de trazer o tema da escuta e participação para um encontro coletivo, fruto do diagnóstico feito no início deste processo, bem como das descobertas produzidas pelas comissões. Apresentação dos convidados.

9h30 – Fala do Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Levindo Diniz Carvalho: Educação Integral e Participação: os diversos significados da participação para uma educação comprometida com os múltiplos sujeitos; Protagonismo infantil: significados e transformações possíveis a partir dessa “postura”; Experiências em escuta e participação de crianças, adolescentes e jovens; A escuta das crianças em tempo de pandemia.

10h – Fala da Organização Social Cidade Quintal: O significado da cidade nos processos educativos; Intervenções urbanas que educam: transformar o espaço urbano como processo educativo; Como é trabalhar a partir da escuta: potências e desafios; Exemplos de trabalhos a partir da escuta de crianças, adolescentes e jovens.

10h30 – Rodada de perguntas e falas.

10h45 – Nas salinhas: cada comissão prepara perguntas específicas de como fazer a partir das necessidades que estão sendo trabalhadas.

11h – Uma fala por comissão com perguntas (cada comissão terá 2 minutos). 11h15 – Respostas e comentários de Levindo Diniz Carvalho.

11h40 – Respostas e comentários da Organização Social Cidade Quintal.

12h – Encerramento.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale
Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]