Educandos de atletismo participam dos Jogos Escolares em Brasília 

Sete adolescentes da Estação Conhecimento Serra disputaram a competição, entre 26 e 31 de outubro, na Capital Federal 

Um grupo de sete educandos de atletismo da Estação Conhecimento Serra viveu uma experiência marcante com a participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) 2023, que acontecem em Brasília (DF), entre 26 de outubro e 08 de novembro. 

Considerado a principal competição escolar do país, o evento conta com a presença de mais de cinco mil jovens atletas de 12 a 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas das 27 unidades da federação. A organização é da Confederação Brasileira de Desporto Escolar. 

Com supervisão dos educadores Felipe Carvalho e Diogo Mello, a equipe da Estação Conhecimento Serra participou da competição entre os dias 26 e 31 de outubro.  

Os educandos Brayan Silva Litg e Ytalo Correa Dias trouxeram na bagagem a medalha de ouro no revezamento integrado 5x80m. Brayan também conquistou a medalha de prata nas provas de 2000m e de 800m, estabelecendo os novos recordes estaduais.  

Educador Diogo Mello com o educando Brayan Silva Litg nos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília

Para Brayan, a experiência representa um incentivo para ele alçar novos voos no esporte. “Este foi meu último ano de JEBS e fiquei muito feliz com o resultado. Vim focado para alcançar um bom desempenho e obtive três medalhas. Agora é treinar bastante para participar dos Jogos da Juventude no ano que vem”, almeja. 

Estreante na competição, Ytalo destaca o aprendizado com a viagem a Brasília e os frutos que ele levará dessa experiência para sua vida escolar: “Além da medalha no revezamento 5x80m, aproveitei a oportunidade para fazer novas amizades, curtir os passeios e conhecer lugares diferentes”, revela. 

Ytalo Correa Dias e Brayan Silva Litg: medalha de ouro no revezamento integrado 5x80m

Juntamente com Brayan e Ytalo, fizeram parte da equipe da Estação Conhecimento Serra os educandos Anna Clara Basílio Lopes, Laisa Bastos da Silva, Erick Max Louzada de Araújo, Heitor de Matos Santos e Warlison Alex Santos de Jesus. 

Formação cidadã 
Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e da formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora. 

Brayan Silva Litg também conquistou medalha de prata nas provas de 2000m e de 800m

JEBS 

De acordo com o Ministério do Esporte, a edição de 2023 é a maior da história dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS). Ao todo, o evento conta com 18 modalidades esportivas (atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling [arte marcial] e xadrez) e mais duas modalidades em demonstração: curling (esporte que lança pedras de granito o mais próximo possível de um alvo) e esgrima. 

 

  • EDUCANDOS PARTICIPANTES: 

Anna Clara Basílio Lopes – EEEFM Zumbi dos Palmares  

Brayan Silva Litig – EEEFM Nova Carapina  

Ytalo Correa Dias – EMEF Cidade Pomar  

Laisa Bastos da Silva – EEEFM Nova Carapina 

Erick Max Louzada de Araujo – EEEFM Nova Carapina 

Heitor de Matos Santos – EEEFM Nova Carapina 

Warlison Alex Santos de Jesus – EEEFM Nova Carapina 

Delegação do Espírito Santo nos JEBS
  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA: 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.  
 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: 

 
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 
José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]