Orquestra Jovem Vale Música apresenta obra inédita no Festival de Música Erudita

Com regência do maestro Lucas Anizio, grupo vai executar a estreia mundial de composição da brasileira Juliana Ripke, nesta sexta, no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música vai realizar um concerto inédito dentro da programação do 11ª Festival de Música Erudita do Espírito Santo, nesta sexta-feira (10), às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória. Com regência do maestro Lucas Anizio, o grupo apresentará a estreia mundial da obra “Invenções Brasileiras nº 2”, da compositora brasileira Juliana Ripke, que terá como solista o contrabaixista Leonardo Rodrigues, integrante da Orquestra Jovem Vale Música.

O diálogo entre a música clássica, herdada da Europa, e as tradições populares brasileiras foram a inspiração para a compositora Juliana Ripke elaborar “Invenções Brasileiras nº.2”. A obra refere-se ao que ela define como a invenção de tradições na cultura brasileira. “E como o tema do Festival está ligado à relação com o outro, busquei recriar na música diálogos entre melodias e entre os instrumentos, assim como entre ritmos brasileiros, como o baião, o maracatu ou o choro”, explicou a autora em depoimento ao site do Festival (www.festivaldemusicaerudita.com.br).

Além da estreia dessa obra, o repertório do concerto inclui os temas “Suíte Infância Brasileira”, da franco-venezuelana Elodie Bouny ; “Esboços – Cenas Pitorescas”, do brasileiro Leopoldo Miguez (1850-1902); e “Simple Symphony”, do britânico Benjamin Britten (1913-1976).

O concerto contará com a presença da renomada violonista e professora Carla Rincón, supervisora pedagógica do Núcleo de Cordas Friccionadas do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Formação

Para este espetáculo, a Orquestra Jovem Vale Música contará com 20 músicos de cordas friccionadas, com faixa etária entre 15 e 25 anos. O maestro Lucas Anizio conta que o concerto atende aos objetivos pedagógicos do Projeto Vale Música Espírito Santo, na medida em que estimula a evolução técnica e o amadurecimento musical dos alunos. “O resultado disso se deve graças ao trabalho da professora Carla Rincón na supervisão pedagógica e também de toda a equipe de professores, coordenadores e monitores”, destaca.

O 11ª Festival de Música Erudita do Espírito Santo é uma realização da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio máster da Shell e patrocínio ouro do Instituto Cultural Vale. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro.

 

  • PROGRAME-SE:

 

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música no 11º Festival de Música Erudita do Espírito Santo

 Regência: Lucas Anizio

Data: 10 de novembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória – ES, 29015-210

Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do teatro

Realização: Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei Rouanet

Correalização: Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)

Patrocínio Master: Shell

Patrocínio Ouro: Instituto Cultural Vale

Apoio institucional: Fecomércio-ES e Sesc – Espírito Santo

Produção: TS Projetos Culturais

 

  • SOBRE A ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA:

Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música conta com 20 integrantes de 15 a 25 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.

Em dezembro de 2020, com a pandemia da Covid-19, a Orquestra Jovem Vale Música apresentou o concerto virtual “Brasileiríssimo”, idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza e à diversidade da MPB. Na gravação, a Orquestra Jovem Vale Música executa uma adaptação para orquestra do baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), gentilmente cedida pelo maestro Modesto Flávio.

Em setembro de 2022, a Orquestra Jovem Vale Música adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, realizado no Teatro Glória, em Vitória. A apresentação contou com a regência do maestro Lucas Anizio e com a participação de integrantes de seis bandas capixabas que marcaram época: Amaro Lima (Manimal), Anderson Ventura (Java Roots), Bob Reggae (Rastaclone), Jon Santos (Herança Negra), Renato Casanova (Casaca) e Rodrigo CX (Salvação).

Outro concerto de destaque foi a apresentação dedicada à música contemporânea latino-americana, no 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, em novembro do ano passado.

Em abril de 2023, a Orquestra Jovem Vale Música abriu a sua temporada com os Concertos Didáticos realizados no Teatro Sônia Cabral, sob a supervisão da renomada professora e violinista Carla Rincón, que desde o ano passado faz a supervisão pedagógica do núcleo de cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo, por meio de uma parceria com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS).

Em junho de 2023, o grupo realizou o concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), celebrando a obra de Dominguinhos com a participação especial do acordeonista, compositor, cantor e multi-instrumentista Marcelo Caldi.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]