O Projeto Vale Música Espírito Santo foi contemplado na categoria Impacto Social no 1º Prêmio da Música Capixaba, em cerimônia realizada no dia 03 de agosto, no Centro Cultural Sesc Glória; na foto, Eduardo Lucas, Wanessa Figueiredo, Júlia Sodré e Lucas Anizio recebendo a premiação.
O Projeto Vale Música Espírito Santo está entre os vencedores do 1º Prêmio da Música Capixaba. A cerimônia de entrega aconteceu na noite de ontem (03), no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, quando foram anunciados os contemplados nas 17 categorias da premiação, promovida pela MM Projetos Culturais, com apoio do FunCultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
O Vale Música foi premiado na categoria Impacto Social, juntamente com o Instituto Serenata D’Favela. O troféu foi recebido no palco pela coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, acompanhada dos maestros Eduardo Lucas e Lucas Anizio.
Para Júlia Sodré, responsável pela coordenação do Vale Música desde 2013, a premiação representa um reconhecimento para o trabalho de formação cidadã desenvolvido junto aos beneficiários do projeto, nos núcleos da Estação Conhecimento de Serra e do Parque Botânico Vale. “Se tem uma palavra que resume o Vale Música, para mim, essa palavra é amor. O Vale Música atua há mais de 20 anos no Espírito Santo e é um projeto transformador na vida de muitos jovens e famílias. Para nós, a maior alegria e realização é ver nossos talentos seguindo a carreira musical, acadêmica e profissional, se destacando em festivais e universidades pelo Brasil e pelo mundo afora”, afirmou Júlia.
A coordenadora fez questão de agradecer a todos os parceiros envolvidos nas atividades do Projeto Vale Música no Espírito Santo e à organização da premiação: “Só tenho a agradecer à Vale, que é a nossa mantenedora, ao Instituto Cultural Vale, ao Programa Vale Música, à Estação Conhecimento de Serra, a todos os nossos parceiros, à M&M pela realização desse prêmio, e a todos e todas que votaram e participaram dessa premiação. E, principalmente, aos nossos beneficiários, que são a razão da existência do Vale Música”, destacou.
O Prêmio
O Prêmio da Música Capixaba tem o objetivo de reconhecer os talentos da música produzida no Espírito Santo. O evento celebrou os profissionais capixabas e as realizações musicais feitas durante o ano de 2021, e contou com prêmios técnicos, destaques individuais e coletivos e prêmios para os produtos musicais mais relevantes do último ano, como Melhor Álbum/EP, Melhor Música, Melhor Videoclipe e Melhor Show/Live.
A cada ano um artista será homenageado por sua contribuição para a Música Capixaba e Brasileira. Para o primeiro ano, o escolhido foi o cantor e compositor Flávio Vezzoni, do Grupo Moxuara.
A lista completa com os(as) finalistas e vencedores(as) do 1º Prêmio da Música Capixaba está disponível no site https://www.premiodamusicacapixaba.com.br.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]