Corais do Vale Música apresentam peças de Villa-Lobos no Brota CRJ

Coral Infantojuvenil, Coral Juvenil e Coral Jovem Vale Música estão entre as atrações do evento, que vai acontecer no dia 29 de abril, no bairro Feu Rosa, na Serra 

Os grupos corais do Projeto Vale Música Espírito Santo estão entre as atrações do Brota CRJ, encontro de mobilização das juventudes que acontece nesta sexta (29), às 17h, na Praça Central do bairro Feu Rosa, na Serra. O evento é uma realização do Centro de Referência das Juventudes Feu Rosa, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), com apoio da Agência de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem). A programação inclui as apresentações de Ana Carolini de Assis, Coral CRJ e Banda CRJ. 

O Coral Infantojuvenil, com 12 integrantes, e o Coral Juvenil, com 40 coralistas, vão se unir para apresentar um repertório formado por peças de Heitor Villa-Lobos (1887-1959): “O Trenzinho do Caipira”, com arranjo de Fernando Maciel de Moura; e “Que lindos olhos”, “Senhora Dona Sancha” e “Rosa amarela”, que fazem parte do Guia Prático, conjunto de 137 arranjos criados por Villa-Lobos, nos anos 1930, para músicas folclóricas brasileiras. 

As quatro peças que compõem essa apresentação fazem parte da discussão que o regente dos corais do Vale Música, Max Michel Alves, está fazendo com os alunos sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. “O objetivo é apresentar as obras de Villa-Lobos aos beneficiários do projeto e levá-los a refletir sobre os conceitos de modernidade cem anos depois do acontecimento”, explica o professor. 

Coral Jovem 

Um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música ES, o Coral Jovem reúne 19 integrantes e vai apresentar repertório baseado na movimentação cênica. De acordo com o regente Max Michel Alves, a primeira peça será “Onça”, bumba-meu-boi do compositor maranhense Juca do Bolo, com arranjo de André Protasio. Em seguida vem “Forrobodó da Saparia”, obra escrita pelo compositor Lindembergue Cardoso para Coro Misto. “É uma peça muito interessante, uma brincadeira de sapos cantantes”, adianta Max. A apresentação será finalizada com um arranjo coral de “Corra e olhe o céu”, de Cartola. 

 

  • Confira: 

Brota CRJ 

Dia 29 de abril, às 17h, na Praça Central do bairro Feu Rosa, na Serra 

Atrações: 

Coral Infantojuvenil, Coral Juvenil e Coral Jovem Vale Música 

Ana Carolini de Assis 

Coral CRJ 

Banda CRJ 

Realização: CRJ Feu Rosa, Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e Agência de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem). 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]