Atividade “Encontros Reflexivos – impacto social no território” foi realizada pelos educadores esportivos junto às crianças e adolescentes da Estação Conhecimento de Serra
Incentivar as crianças e adolescentes a conhecer os próprios sentimentos e a desenvolver suas habilidades emocionais e potencialidades, de modo a pensar sobre sua relação com o mundo e se tornarem agentes transformadores de seus territórios: estes são alguns dos objetivos dos “Encontros Reflexivos”, conduzidos pelos educadores esportivos junto às crianças e adolescentes da Estação Conhecimento de Serra, sob a supervisão da psicóloga e psicanalista lacaniana Leilane Júlia Dias Felix.
A série “Encontros Reflexivos” está inserida no Eixo Participação do núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que inclui os Eixos Convivência Social e Direito de Ser. As atividades ocorreram todo o ano de 2021 tendo como foco culminante os meses de novembro e o início de dezembro, período em que as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de refletir sobre os desafios encontrados no meio em que vivem e planejar e executar ações de impacto social em seus territórios.
De acordo com a psicóloga Leilane Dias Júlia Felix, nesse período as crianças e adolescentes da instituição desenvolveram diversas ações, como arrecadação e doação de roupas; arrecadação e restauração de brinquedos para doação aos usuários do Projeto Social Caminho do Bem, situado em Central Carapina; arrecadação de alimentos para construção de kit alimentar e doação; fixação de cartazes com poesias em locais de grande circulação na Estação Conhecimento de Serra; distribuição de livros; concurso de desenhos que representassem a Estação Conhecimento de Serra; plantio de mudas de árvores frutíferas da região; construção de cartilha sobre autocuidado e preservação do meio ambiente; e construção de cartões natalinos entregues aos colaboradores.
“Os Encontros Reflexivos estão previstos na política de assistência social e são momentos de reflexão com os usuários”, explica a psicóloga. “São os espaços de diálogo e reflexão que sucedem as oficinas pedagógicas e esportivas, por meio de grupos temáticos que estimulam o protagonismo da criança e do adolescente e o exercício da cidadania”, acrescenta a profissional.
Durante os encontros, que ocorreram de forma presencial, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, as crianças e adolescentes foram motivados a refletir sobre diversas questões: a sua relação com eles próprios, com a família, com o território, com o bairro onde moram, os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e a forma como acessá-los. Para Leilane Júlia Dias Felix, os resultados obtidos foram satisfatórios. “Minha atribuição enquanto psicóloga consiste no planejamento dos encontros junto aos educadores esportivos, nas temáticas e na supervisão da execução pelos grupos. As ações realizadas mostram que as crianças e adolescentes atuaram como protagonistas em seus meios, nas suas ações, nos seus territórios”, finaliza.
- Sobre a Estação Conhecimento de Serra:
Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
- Contatos
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 [email protected]
[email protected]