Ao longo do mês de novembro, educandos participaram de oficinas e atividades voltadas para a educação antirracista, a história dos quilombos e a contribuição do povo negro nos mais diversos aspectos da sociedade brasileira. Fotos: Ruan Pablo e Naira Pinudo
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Estação Conhecimento Serra promoveu, em novembro, uma série de atividades culturais e educativas, com o objetivo de reforçar a importância da reflexão sobre o protagonismo negro na sociedade brasileira. A programação incluiu oficinas e atividades voltadas para a educação antirracista, celebrando a história, cultura e influência negra nas mais diversas áreas, como culinária, cinema, arte, entre outras.
Os educadores do programa de Múltiplas Linguagens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trabalharam temas como a história dos quilombos, personalidades negras de destaque e a relevância da educação antirracista. Durante todo o mês, os educandos foram estimulados a refletir e aprender sobre esses tópicos em suas atividades diárias.
No dia 19 de novembro, véspera do Dia de Zumbi dos Palmares e feriado nacional, a Estação Conhecimento Serra recebeu dois eventos musicais de destaque. Pela manhã, Aria Bispo e a Jazz Combo Intermediária Vale Música fizeram uma apresentação especial de jazz. No período da tarde, o professor Léo de Paula conduziu uma apresentação de percussão, na qual apresentou aos presentes os ritmos e instrumentos típicos da cultura afro-brasileira.
Já no dia 29 de novembro, a culminância das celebrações aconteceu com o evento “Estação Quilombo”, uma verdadeira festa da cultura negra. O evento foi apresentado pela educadora Naira Pinudo, que, juntamente com o supervisor pedagógico Ruan Pablo, contextualizou o propósito e a importância da realização do evento.
Banda de Congo
A programação contou com números de dança afro, realizados pelo Grupo de Dança O Quinto Elemento, e uma apresentação de capoeira com a Rede Aica. O artista e educando do projeto Tá Ligado, Guil Gomes, recitou três poesias sobre a resistência e a importância da cultura negra, enriquecendo ainda mais o evento, que contou também com a participação da Banda de Congo da Estação Conhecimento Serra, sob a regência do Mestre Domingos. O grupo encantou a todos com o ritmo e energia típicos da tradição do congo e realizou um cortejo com os educandos em torno da instituição.
Neste dia, o almoço foi uma deliciosa feijoada, acompanhada de omelete de couve, alimentos que fazem parte da rica tradição da culinária afro-brasileira. Esses pratos, além de nutritivos, carregam um forte simbolismo cultural, representando a resistência e a preservação das tradições negras no Brasil, celebrando os sabores e a história que formam a base da nossa identidade.
Luta contra o racismo
De acordo com o supervisor pedagógico Ruan Pablo, o evento destacou a resistência e a importância do legado cultural negro para a formação da identidade brasileira: “Por meio dessa iniciativa, procuramos ressaltar o valor da contribuição do povo negro em diversos aspectos da sociedade, desde a música até a culinária, reforçando a importância do compromisso coletivo com a igualdade e na luta contra o racismo”, observa Ruan.
“Diante disso, a Estação Conhecimento Serra reafirma seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva, que reconhece, valoriza e celebra a diversidade racial e cultural, estimulando a reflexão e o respeito por todas as manifestações culturais e identidades”, acrescenta o supervisor.
SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:
Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028