Adolescentes da Estação Conhecimento Serra ganham destaque na Copa Brasil de Marcha Atlética

Trinta e nove educandos da instituição participaram do evento, realizado no último domingo, em Vitória; Davi Gabriel Bastos da Silva garantiu vaga no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética

A equipe de atletismo da Estação Conhecimento Serra obteve destaque na Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, realizada no último domingo, na orla de Camburi, em Vitória. Trinta e nove educandos da instituição participaram da principal competição nacional da modalidade, promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ao todo 117 atletas de 34 clubes, representando 11 unidades da Federação, competiram nas 12 provas, voltadas para diferentes faixas etárias. O evento recebeu a inscrição de atletas do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Um grupo de 14 educandos da Estação Conhecimento Serra disputou a Copa Brasil, nas categorias Sub-20, Sub-18 e Sub-16; e 29 adolescentes participaram do Festival de Marcha Atlética, voltado para marchadores Sub-12 e Sub-14.

Os resultados foram positivos para a formação cidadã dos adolescentes, conforme destaca o educador Diogo Mello da Rosa, que fez a supervisão do grupo: “O evento oportunizou às nossas crianças e adolescentes a vivência de um grande encontro esportivo. Ao mesmo tempo, eles tiveram a oportunidade de conviver com grandes nomes da marcha atlética, que estiveram reunidos na orla de Camburi”, afirmou o educador, referindo-se à presença dos atletas Caio Bonfim e Viviane Santana Lyra, que já estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto deste ano.

Medalha de ouro

O educando Davi Gabriel Bastos da Silva, 15, conquistou a medalha de ouro em sua estreia na categoria Sub-18. Com o tempo de 51min38s, Davi liderou de ponta a ponta, estabelecendo o novo recorde estadual para a prova. Em função dessa colocação, o educando garantiu vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, no dia 10 de março, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Atual campeão dos Jogos da Juventude e segundo colocado no ranking brasileiro da sua categoria, Davi Gabriel comemorou o seu desempenho no evento. “Está sendo uma experiência incrível, começar o ano tão bem assim, fazendo uma marca muito boa, de 51:38, e me tornar campeão da Copa Brasil de Marcha Atlética. Foi uma conquista muito importante pra mim, e que eu planejava há muito tempo! E só de saber que estou classificado pra representar a Seleção Brasileira no Sul-Americano, fico muito feliz, juntamente com o meu treinador e a minha família”, vibra o jovem.

No aspecto coletivo, a equipe da Estação Conhecimento Serra alcançou pela primeira vez, na história do Espírito Santo, o lugar mais alto no pódio: nas categorias Sub-16 e Sub-18 masculino, além do vice-campeonato no Sub-16 feminino. 

Educação integral

 Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.

 

COPA BRASIL LOTERIAS CAIXA DE MARCHA ATLÉTICA – RESULTADOS:

Davi Gabriel Bastos da Silva – Campeão 10km Marcha Atlética Sub-18

 Ytalo Correa Dias – 4° lugar 5km Marcha Atlética Sub-16

Yan Kerne Dias Tamanini – 5° lugar 10km de Marcha Atlética Sub-20

Anna Luiza Ferreira – 6° lugar 10km de Marcha Atlética Sub-20

Pedro Henrique Ribeiro Santos – 7° lugar Prova 10km de Marcha Atlética Sub-20

Ygor Correa Dias – 7° lugar 5km Marcha Atlética Sub-16

Laisa Bastos da Silva – 7° lugar 3km Marcha Atlética Sub-16

Isaque Azevedo dos Santos Silva – 9° lugar 10km Marcha Atlética Sub-18

Heitor de Matos Santos – 9° lugar 5km Marcha Atlética Sub-16

Gutierry da Silva Martins – 10° lugar 10km Marcha Atlética Sub-18

 Kissylla da Silva Santa Ana – 11° lugar 5km Marcha Atlética Sub-18

 Anna Clara Basilio Lopes – 12° lugar 3km Marcha Atlética Sub-16

 

Treinador:

Diogo Mello da Rosa

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom


 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]