Grupos de formação do Vale Música apresentam concertos gratuitos em Vitória

Orquestra Intermediária e Banda Sinfônica Intermediária realizam espetáculos inéditos, nesta quarta e quinta, no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Os grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo vão realizar concertos inéditos nesta semana, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória. Na quarta-feira (29), às 20h, a Orquestra Intermediária Vale Música apresentará espetáculo com suítes brasileiras para cordas, sob a regência do maestro Lucas Anizio. E na quinta (30), no mesmo horário, a Banda Sinfônica Intermediária Vale Música estreia o concerto “Trilhas Sonoras de Filmes”, com regência de Ludhymila Bruzzi.

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do evento. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Formada em 2022, a Orquestra Intermediária Vale Música conta com 40 integrantes e realiza concertos formativos com base na orientação pedagógica do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), sob a supervisão da professora Carla Rincon.

O concerto desta semana contará com obras dos compositores brasileiros Marcos Lucas, Dimitri Cervo e Rodrigo Cicchetti, encomendadas pelo SINOS, e corresponde à conclusão de mais uma etapa na formação dos alunos.

De acordo com o maestro Lucas Anizio, o programa terá três suítes brasileiras para cordas, cada uma trazendo um desafio de classificação técnica adotado nos Estados Unidos, na Europa e, mais recentemente, em países asiáticos e da América Latina. “O propósito da classificação é possibilitar uma observação cuidadosa quanto aos princípios da pedagogia do instrumento e, dessa forma, viabilizar a utilização do repertório como um processo de aprendizagem orientada, com benefícios técnicos, pedagógicos, artísticos, musicais e motivacionais”, explica o regente.


Trilhas de filmes


Formada por alunos em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica Vale Música, a Banda Intermediária Vale Música possui 42 integrantes e fez sua estreia na abertura do concerto “Luz Imortal”, da Banda Sinfônica, em outubro de 2022. Em setembro de 2023, participou do concerto “Os 4 Elementos” ao lado de outros grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo.

A regente Ludhymila Bruzzi explica que o concerto “Trilha Sonora de Filmes” reunirá temas de clássicos do cinema que emocionaram gerações, como “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “ET – O Extraterrestre” (1982) e “Parque dos Dinossauros” (1993). “Enquanto a Banda executar as trilhas ao vivo, o público poderá apreciar a projeção de imagens das cenas mais marcantes dos filmes”, adianta a regente.

 

  • PROGRAME-SE:

 

CONCERTO ORQUESTRA INTERMEDIÁRIA VALE MÚSICA

Regência: Lucas Anizio

Data: 29 de novembro (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória, ES, 29.015-210

Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

 

  • Repertório:
  • Pequena Suite para cordas (Marcos Lucas)
  • Suíte Brasileira (Dimitri Cervo)
  • Pequena suíte “Ó Jovem Pitágoras” (Rodrigo Cicchetti)

 

BANDA SINFÔNICA INTERMEDIÁRIA VALE MÚSICA APRESENTA TRILHAS SONORAS DE FILMES

Regência: Ludhymila Bruzzi

Data: 30 de novembro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória, ES, 29.015-210

Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

 

  • Repertório:
  • Raiders March (John Williams – Arr: Michael Sweeney)
  • T: O Extraterrestre (John Williams – Arr: Michael Sweeney)
  • Jurassic Park (John Williams – Arr: Michael Sweeney)
  • Missão Impossível (Lalo Schifrin – Arr: Michael Sweeney)
  • Selections from Harry Potter and the Globlet of Fire (Arr: Michael Story)
  • Piratas do Caribe (Klaus Badelt – Arr: Michael Sweeney)
  • Transformers (Steve Jablonsky – Arr: Michael Brown)
  • Disney Film Favorites (Arr: Johnnie Vinson)

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]