Orquestra Jovem Vale Música promove passeio pela história da música clássica

Com regência do maestro Lucas Anizio, grupo apresenta Concerto Didático para estudantes e concerto aberto ao público, nesta quinta-feira (27), na Casa da Música Sônia Cabral

A Orquestra Jovem Vale Música abre a sua temporada artística com um passeio pela história da música clássica, por seus principais compositores e períodos históricos. A apresentação vai acontecer nesta quinta-feira, 27 de abril, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, em duas sessões: às 15h, o Concerto Didático será destinado a estudantes de escolas da Rede Pública de Ensino; e às 19h30, haverá sessão aberta para o público em geral, com entrada franca. Ambos os concertos terão regência do maestro Lucas Anízio.

O programa reunirá peças dos períodos Barroco, Clássico, Contemporâneo e Romântico, com temas de compositores estrangeiros, incluindo Mozart e Vivaldi, e também de brasileiros, como Heitor Villa-Lobos.

Segundo o maestro Lucas Anizio, o repertório foi construído sob a supervisão da renomada professora e violinista Carla Rincón, que desde o ano passado faz a supervisão pedagógica do núcleo de cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo. Carla Rincón é coordenadora pedagógica do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), projeto nascido de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que consiste na capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros de orquestras de projetos sociais.

Formação

“Ao planejar o ano de 2023, fechamos o repertório com foco no conhecimento técnico e educativo dos alunos, e também do público que irá nos assistir, além de ser um repertório que faz parte da formação dos estudantes de música”, explica Lucas Anizio.

 Seguindo essa linha, de acordo com o maestro, o Concerto Didático terá como objetivo mostrar aos alunos as características e mudanças no aspecto musical de cada período histórico, os seus principais compositores, obras e histórias de vida. “O concerto da noite seguirá o mesmo repertório, porém de forma artística e voltado para o público em geral”, acrescenta.

Para o maestro, a Orquestra Jovem Vale Música prepara mais novidades para apresentar ao público ao longo do ano. “Este ano, a Orquestra Jovem Vale Música fará concertos inesquecíveis. A exemplo dos anos anteriores, teremos concertos voltados para música erudita e popular; o público pode esperar por muita emoção, inclusive com uma homenagem a um mestre da MPB”, adianta Lucas.

  • PROGRAME-SE:

 

Concertos da Orquestra Jovem Vale Música

Data: 27 de abril (quinta-feira)

Local: Casa da Música Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória, ES, CEP. 29.015-210

Concerto Didático

Horário: 15h

  • Exclusivo para estudantes da Rede Estadual de Ensino

Concerto aberto ao público

Horário: 19h30

Entrada franca

  • REPERTÓRIO:

Período: Barroco 

Concerto para 2 violinos –  Antonio Vivaldi 

Solistas: Ana Vitória Salles e Maria Júlia Euzébio

 

Período: Clássico

Eine Kleine Nachtmusik, I. Allegro –  Mozart


Período: Contemporâneo

Prelúdio – Bachiana n. 4 – Villa-Lobos

Elegia –  José Siqueira

Solista: Henryck Saymons


Período: Romântico

Serenade for Strings Op. 48 –  Tchaikovsky 

 

  • SOBRE A ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA:

Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música conta com 26 integrantes de 14 a 26 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.

Em dezembro de 2020, com a pandemia da Covid-19, a Orquestra Jovem Vale Música apresentou o concerto virtual “Brasileiríssimo”, idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza e à diversidade da MPB. Na gravação, a Orquestra Jovem Vale Música executa uma adaptação para orquestra do baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), gentilmente cedida pelo maestro Modesto Flávio, um dos primeiros regentes a atuar no Projeto Vale Música.

Em setembro de 2022, a Orquestra Jovem Vale Música adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, realizado no Teatro Glória, em Vitória. A apresentação contou com a regência do maestro Lucas Anizio e com a participação de integrantes de seis bandas capixabas que marcaram época: Amaro Lima (Manimal), Anderson Ventura (Java Roots), Bob Reggae (Rastaclone), Jon Santos (Herança Negra), Renato Casanova (Casaca) e Rodrigo CX (Salvação).

Outro concerto de destaque foi a apresentação dedicada à música contemporânea latino-americana, no 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, em novembro do ano passado. Nesse concerto a Orquestra Jovem Vale Música apresentou as peças “Três pequenas variações”, de Clarice Assad, e “Pequena Suíte para Cordas”, de João Guilherme Ripper, encomendadas pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), projeto desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom


Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]