Educandos da Estação Conhecimento brilham na Copa Brasil de Atletismo

Equipe formada por cinco adolescentes conquistou seis medalhas, sendo duas de ouro e quatro de bronze, na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio Fundo e Fundo e na Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas, disputadas no último final de semana, em Bragança Paulista (SP)

Laisa Bastos da Silva (ao centro), educanda da Estação Conhecimento Serra no podium da Copa Brasil

O final de semana foi recheado de medalhas e de conquistas para o grupo de cinco adolescentes que representaram a Estação Conhecimento Serra na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio Fundo e Fundo e na Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas, realizadas neste sábado (1/4) e domingo (2/4), na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). 

Sob a orientação do educador de atletismo Diogo Mello da Rosa, os educandos Laisa Bastos da Silva, Raphael Santana de Oliveira, Davi Gabriel Bastos da Silva, Brayan Litig e David Lucas Franquilim Santos conquistaram seis medalhas nas duas competições. Este foi o melhor resultado da Estação Conhecimento Serra na Copa Brasil. 

Com organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as disputas tiveram transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da instituição. 

Davi Gabriel Bastos da Silva (a direita), educando da Estação Conhecimento Serra

A Copa Brasil Loterias Caixa de Meio Fundo e Fundo contou com a participação de 281 atletas de 73 clubes, representando 18 Estados e o Distrito Federal. A educanda Laisa Bastos da Silva obteve duas medalhas: o ouro na prova de 1.000 metros com obstáculos e o bronze na prova de 1.000 metros. O jovem Raphael Santana de Oliveira, que representou o Clube de Atletismo do Espírito Santo (Caes), ganhou a medalha de ouro na prova de 800 metros. Davi Gabriel Bastos da Silva obteve duas medalhas de bronze, na prova de 1.000 metros com obstáculos, e na prova de 1000 metros. Por sua vez, Brayan Litig terminou em quarto lugar nessas duas modalidades. 

Os educandos comemoraram o desempenho da equipe. Para Laisa, os resultados representam um incentivo para seguir em busca de novas conquistas: “Estou muito feliz por ter participado da competição, por ter alcançado o primeiro e o terceiro lugar, e por ter conhecido várias pessoas novas. Espero que venham muitas medalhas e vitórias pela frente”, almeja a jovem de 13 anos. 

Provas Combinadas

A Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas reuniu 49 atletas nas categorias adulta e sub-18 de 31 clubes, representando 12 Estados e o Distrito Federal. Nessa competição, David Lucas Franquilim Santos conquistou a medalha de bronze no Decatlo. “Foi minha primeira experiência como medalhista no sub-18. Com força, foco e fé alcancei este resultado e para o restante do ano espero conseguir mais vitórias”, comenta David Lucas, de 16 anos.

David Lucas Franquilim Santos (terceiro da esq. para dir.), educando da Estação Conhecimento Serra

Formação cidadã 

Para o educador Diogo Mello da Rosa, a participação nos eventos foi gratificante por proporcionar aos educandos o contato com atletas de todas as regiões do país, sempre com o foco na formação cidadã das crianças e adolescentes. “A Estação Conhecimento Serra é um ambiente de formação do indivíduo nas mais diversas esferas, e o esporte é uma das ferramentas que possuímos para oferecer uma educação integral aos educandos”, afirma. 

A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, destaca que os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora. 

Raphael Santana de Oliveira, educando da Estação Conhecimento Serra, medalha de ouro na Copa Brasil

CONFIRA OS RESULTADOS

Copa Brasil Loterias Caixa de Meio Fundo e Fundo:

Ouro – Laisa Bastos da Silva (1.000m com obstáculos)

Ouro –  Raphael Santana de Oliveira (800m ) 

Bronze – Laisa Bastos da Silva (1.000m )

Bronze – Davi Gabriel Bastos da Silva (1.000m com obstáculos)

Bronze – Davi Gabriel Bastos da Silva (1.000m ) 

4⁰ lugar – Brayan Litig (1000m e 1000m com obstáculos ) 

 

Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas:

Bronze – David Lucas Franquilim Santos (Decatlo)

 

SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

Mais informações para a imprensa

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]