Inspirando Novas Gerações: um evento voltado para tecnologia digital

No encontro que será realizado neste sábado, na Estação Conhecimento de Serra, os adolescentes terão a oportunidade de conhecer o Anymal, cão robô usado pela Vale para garantir a segurança dos trabalhadores do Porto de Tubarão

Quem não se lembra do carro autônomo Iara, fruto de um projeto coordenado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que realizou uma viagem de 74 quilômetros de Vitória a Guarapari em maio de 2017? Desenvolvido desde 2009 pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Ufes, o projeto é uma das atrações do encontro “Inspirando Novas Gerações”, que será realizado neste sábado (24), das 9h às 11h, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental. 

Trata-se de um evento voltado para tecnologia digital, que contará com a participação de 30 responsáveis (pais, mães e outros) e adolescentes envolvidos no eixo de Educação Científica e Tecnológica, na faixa etária de 12 a 17 anos; o evento é uma iniciativa de profissionais que integram o Programa Voluntários Vale. 

 A ação voluntária incluirá os seguintes temas: “Painel Segurança na Internet/Celular com os adolescentes” – orientações e dicas; “Grupos de voluntários” – Suporte aos Pais/responsáveis para dúvidas de uso do celular com adolescentes (segurança, aplicativos para complementar atividades educacionais); “Grupos de Voluntários Inspirando novas Gerações” – Apoio para os pais/responsáveis para engajar as filhas em áreas de Tecnologia; e miniexposição de recursos tecnológicos. 

De acordo com a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, o objetivo do evento é incentivar os adolescentes na busca de novos horizontes profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI): “Vamos conversar sobre segurança na Internet e incentivar os adolescentes no caminho de empregabilidade na área de TI”, adianta a diretora. 

Além de assimilar mais detalhes sobre o Projeto Iara, que permitirá uma revolução mundial nos sistemas de transporte, os adolescentes irão conhecer o Anymal, um cão robô usado pela Vale para garantir a segurança dos trabalhadores do Porto de Tubarão. A máquina é capaz de coletar e relatar análises visuais, termográficas e de vibração, fornecendo, por meio de Inteligência Artificial, informações atualizadas sobre a integridade dos equipamentos e de infraestrutura. 

O evento “Inspirando Novas Gerações” integra o Eixo de Educação Científica e Tecnológica da Estação Conhecimento de Serra, que vem a somar-se aos eixos de Cultura, Esporte Educacional e Empreendedorismo na oferta de formação integral para a autonomia e exercício da cidadania de crianças e adolescentes.  

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo vão falar sobre o carro autônomo Iara, desenvolvido desde 2009 pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD)
  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira  
Tel. 55 (27) 3333-3633 
Cel. 55 (27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES  
www.vale.com/saladeimprensa  
www.vale.com/newsroom  

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]